Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen inaugura Posto Avançado de Apoio à Mulher na Rodoviária
Fotos: Bruno Nepomuceno

Espaço é o 2º PAM instalado no Brasil e 1º no estado do Rio de Janeiro

O Prefeito Vinicius Claussen inaugurou, nesta sexta (11), o Posto Avançado de Apoio à Mulher (PAM), na Rodoviária, no centro da cidade. Espaço é o 2º instalado no Brasil e 1º no estado do Rio de Janeiro. O projeto da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher tem a proposta de ser um local descentralizado e especializado no atendimento à mulher, fortalecendo a rede de proteção do gênero, trazendo a humanização do atendimento.

“A família é a base da sociedade e a mulher é a base da família. A sociedade precisa devolver às mulheres todo o amor, carinho e cuidado que dedicam à família. Mais do que a estrutura, é o exemplo que queremos dar para o município, de que toda mulher merece respeito, acolhimento”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen, que agradeceu a todos que participaram da inauguração, em especial, do deputado federal Hugo Leal, que tantas emendas já indicou para Teresópolis, e da presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Tania Barone, as guardas municipais e os Guardiões da Vida da Polícia Militar. O prefeito estava acompanhado de secretários, subsecretários e de servidores de diversas secretarias.

“A Rodoviária é um local de grande circulação de pessoas e o objetivo é oferecer mais uma porta de entrada dos serviços da Secretaria da Mulher, atendendo inclusive ocorrências em transportes ou ao redor, assim como as mulheres do interior, visto ser ponto de vários terminais do transporte para a área rural do município. Nosso intuito é fortalecer a Rede de Proteção do Gênero, oferecendo humanização no atendimento e acolhimento multiprofissional”, explicou a secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, enfatizando a união de todos os envolvidos na idealização e realização do projeto.

Estiveram presentes à inauguração o Deputado Federal Hugo Leal, os vereadores Erika Marra, Márcia Valentim e Diego Barbosa (integrantes da Comissão M. de Defesa dos Direitos da Mulher), Paulinho Nogueira, tenente Jaime, Amós Laurindo e Gustavo Simas, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Tania Barone, a pres. da Comissão da OAB Mulher Teresópolis, Clarissa Azevedo, comandante do 30º BPM, tenente coronel Cardoso, policiais militares integrantes da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, e o diretor da Perícia da Polícia Civil de Teresópolis, Luiz Augusto.

“Participar desse momento é importante porque simboliza uma mudança no comportamento das pessoas, a visão sobre questões que nem deveriam ainda em pauta, como a violência contra a mulher. O que desejamos é que um dia não seja mais preciso ter leis para esse tipo de situação, que violência contra a dignidade humana, acima de tudo, não aconteça mais”, enfatizou o Deputado Federal Hugo Leal.

Atendimento à Mulher

O projeto do Posto Avançado de Apoio à Mulher acontece em parceria com o Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti e vai oferecer local privativo e de fácil acesso às mulheres, que sirva de apoio a serviços de proteção e serviços públicos; realizar o preenchimento do FRIDA (Formulário de Avaliação de Risco e Proteção à Vida) no atendimento à mulher identificada como vítima de algum tipo de violência; encaminhar a mulher vítima para a equipe especializada do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), que presta acolhida, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência; e evitar a revitimização e exposição da mulher em casos de violência, alinhando o fluxo de atendimento; além de disponibilizar dados estatísticos para os meios de comunicação e sociedade em geral.

O horário de atendimento do PAM será de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Secretaria dos Direitos da Mulher

Instalada no 2º piso do Centro Administrativo Municipal Manoel de Freitas (Avenida Lúcio Meira, 375, Várzea), prédio do antigo Fórum, a Secretaria dos Direitos da Mulher funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. Informações sobre atendimento podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-1038 ou 98805-4391.

Os programas de ajuda são diversos e variam entre auxílio aluguel, prioridade de vagas em centros de educação infantil, apoio jurídico, social e psicológico, inclusão no Programa Operação Trabalho  entre outros. Além disso, a Pasta mantém parcerias e projetos de combate à violência contra a mulher como a ‘Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida’, da Polícia Militar. Outra iniciativa acontece em conjunto com o grupo Artesãos da Estrada – Albuquerque, que estimula e incentiva a exposição e venda de produtos confeccionados por mulheres em vulnerabilidade atendidas pela Secretaria.

Fotos: Bruno Nepomuceno