Prefeito Vinicius Claussen apresenta demandas de Teresópolis ao Governo do Estado e articula a vinda da UNIRIO para a cidade

Buscando parcerias para o desenvolvimento socioeconômico e a recuperação da infraestrutura urbana e rural do município, o Prefeito Vinicius Claussen cumpriu duas agendas no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10). Em encontro com o Secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gutemberg Fonseca, no Palácio Guanabara, o Prefeito apresentou ofícios com importantes demandas do município. Em visita à reitoria da UNIRIO, Vinicius Claussen alinhou ações para a instalação de uma unidade da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em Teresópolis.

“Foi uma agenda muito positiva para estreitamento de relações e interlocuções. Queremos avançar em parcerias para importantes iniciativas de revitalização de infraestrutura e de desenvolvimento socioeconômico”, avaliou o Prefeito, acompanhado por Henrique Carregal e Coronel Albert Andrade, respectivamente Secretário de Governo e Coordenação e Subsecretário de Defesa Civil de Teresópolis.

No Governo do Estado

A elaboração de estudo para viabilizar a implantação de um condomínio agroindustrial em Teresópolis foi um dos projetos apresentados. “Nossa meta é potencializar nossa produção e ampliar as oportunidades na agricultura familiar, com geração de negócios e renda”, explicou Vinicius Claussen.

Outra solicitação foi a possibilidade de execução de um antigo projeto de drenagem do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para o Rio Meudon, a fim de amenizar os recorrentes alagamentos no entorno da UPA Teresópolis. “Garantir o acesso à Unidade de Pronto Atendimento, acabando com o sofrimento de moradores daquela região, é outro ponto de extrema relevância”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

O reforço de equipamentos de proteção individual e melhor aparelhamento da Central de Monitoramento e Comunicação da Defesa Civil Municipal também foram requisitados. “São iniciativas fundamentais para a melhor atuação das equipes da Defesa Civil, tanto nas ações de campo quanto nos atendimentos preventivos e emergenciais à população”, comentou o Coronel Albert Andrade, Subsecretário de Defesa Civil.

A solicitação de duas novas patrulhas mecanizadas, com retroescavadeira, patrol e caminhão, para incrementar as ações dos produtores rurais; emulsão asfáltica e parceria para pavimentação de vias públicas; asfaltamento de uma via vicinal na altura de Ponte Nova, no 3º Distrito, para melhorar o acesso e o escoamento da produção agrícola, também fizeram parte da lista de pedidos.

Na UNIRIO

Recebido pelo reitor, Professor Doutor Ricardo Silva Cardoso, o Prefeito iniciou uma interlocução para a instalação, em Teresópolis, de uma unidade da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Acompanhado pelo reitor e coordenadores de cursos, o Prefeito e comitiva de Teresópolis conheceram a estrutura da universidade. Com sede no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, a UNIRIO oferece 50 cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância. Possui 34 unidades no estado do Rio de Janeiro, com mais de 20 mil alunos matriculados.

“Ter um campus de uma renomada instituição pública de nível federal de ensino superior será um grande avanço na formação de profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da população”, assinalou Vinicius Claussen, acrescentando que, na oportunidade, apresentou a demanda de cursos superiores de Teresópolis e municípios vizinhos para avaliação.

Participaram da visita, pela UNIRIO, o administrador José Antonio de Oliveira, de gestão de relacionamentos e de planejamento estratégico; o chefe de gabinete da reitoria, Roberto Vianna da Silva; a coordenadora de educação à distância, professora Carmen Irene de Oliveira; e o técnico em comunicações, Romeu Cândido de Oliveira.