Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen apresenta ações de enfrentamento à COVID-19 aos vereadores

Vinicius Claussen também destacou abertura de mais leitos CTI Covid-19 e chegada de novos lotes de vacinas

Na manhã desta segunda (8), o Prefeito Vinicius Claussen esteve na Câmara Municipal apresentando um resumo das ações dos últimos dias de enfrentamento à COVID-19 e os planos para esta semana, criando um diálogo e o fortalecimento institucional entre as duas casas. O Prefeito também destacou abertura de mais leitos CTI Covid-19 e chegada de novos lotes de vacinas para ampliar a imunização da população.

“Esse diálogo com os vereadores é extremamente importante para enfrentarmos juntos este momento crítico. Além das medidas e ações implantadas, compartilhei os resultados que começamos a colher. Comparando com os fins de semana anteriores, tivemos aumento significativo no índice de isolamento social. Isso é resultado do esforço de todos nós, mas ainda precisa melhorar para termos os ganhos esperados na redução do contágio e na redução da pressão sobre o nosso sistema de saúde. Vamos com tudo para vencermos, juntos, o coronavírus!”, destacou Vinicius Claussen.

Segundo a In Loco, empresa que fornece o nosso índice de isolamento social, a cidade registrou um sábado com 38,2% de isolamento contra 35,9% na semana anterior, e um domingo com 49,5% contra 42,3%. E isso na primeira semana do mês, quando geralmente o número de pessoas na rua é maior.

COVID-19: resumo da semana das ações do Gabinete de Crise

• Rodízio de CPF para acesso a estabelecimentos comerciais e de serviço que não tem restrição de percentual de lotação.
  • Limitação do horário de recepção de fechamento dos estabelecimentos com funcionamento noturno até 23h.
  • Proibição de consumo de bebida alcoólica em espaços públicos a qualquer hora do dia.
  • Novo horário do comércio de rua das 10h às 19h, visando distribuir o fluxo de passageiros no transporte público.
  • Proibição do funcionamento de cinemas e teatros e a realização de eventos públicos e privados.
  • Proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas nos clubes.
  • Também foram proibidos o banho de sol e o de piscina, exceto para prática esportiva acompanhada por professor.
  • Ações de orientação e fiscalização também foram intensificadas. Até este sábado (6), foram visitados 58 estabelecimentos em 10 bairros, com 2 notificações, 8 multas aplicadas e 1 lacre.
  • Lançamento da campanha de conscientização da população com depoimentos em vídeo de médicos e representantes dos hospitais e do Conselho Municipal de Saúde.

Ações para os próximos dias:

• Abertura de mais leitos CTI Covid-19.
  • Chegada de dois novos lotes de vacinas para ampliar a imunização da população.

“Mais uma vez convoco você a fazer parte dessa guerra que estamos travando. Faça sua parte seguindo as medidas restritivas temporárias para que, no dia 16, possamos ver os resultados esperados desse nosso esforço coletivo, não sendo necessário um lockdown. Lembro também que, segundo os órgãos oficiais de saúde, não existe tratamento precoce com eficácia comprovada, portanto a prevenção e o cuidado uns com os outros continuam sendo a regra de ouro”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen.