Postos de saúde fazem ações pelo Dia da Mulher

Compartilhar:

Ações de prevenção e de promoção da saúde feminina movimentaram vários postos de saúde nesta quarta-feira, 8, pelo Dia Internacional da Mulher. No bairro Quinta Lebrão, a equipe da estratégia de saúde da família realizou coleta para exame preventivo ginecológico e pedidos de mamografia, entre vários atendimentos, além de sorteio de brindes.

“O maior objetivo foi abordar a questão do câncer de colo do útero e o câncer de mama, então foram feitas palestras sobre os assuntos. Também tivemos a participação dos estudantes de Fisioterapia do Unifeso, que abordaram o tema incontinência urinária e ensinaram exercícios para esse problema”, enumerou a enfermeira Paula de Azevedo Segreto, responsável pela ESF da Quinta Lebrão.

As autoras do livro ‘Vamos tocar no assunto’, que conta a história de superação de 21 mulheres na luta contra o câncer, também participaram da ação. “Nosso intuito é divulgar esse projeto e mostrar que quando se faz os exames de prevenção, que é exatamente o que o posto de saúde se propõe, e encara a doença de frente, a pessoa consegue vencer”, destacou a jornalista Márcia Nascimento Chiapeta.

“As pessoas têm que tocar nesse assunto. As mulheres devem se auto-examinar, fazer os seus exames e encarar a doença de frente. É isso que o livro propõe: mostrar para as pessoas que quando encaramos o problema, fica mais fácil resolver”, acrescentou a professora Maura Regina Ferraz de Andrade Nascimento.

As moradoras da Quinta Lebrão marcaram presença na ação de saúde. “Eu venho sempre me pesar, medir e estou com consulta marcada. E hoje está todo mundo unido e alegre com o bom atendimento”, opinou a paciente Helena Dalva da Costa, que ganhou uma cesta de produtos de higiene pessoal no sorteio de brindes. “Frequento o posto de saúde há muito tempo e não tenho do que reclamar, as funcionárias trabalham muito bem”, completou a costureira Iracy de Sá Costa.

Para a responsável pela unidade de saúde, a participação da comunidade garantiu o sucesso do trabalho realizado. “Foram feitos em média 60 atendimentos. A gente busca, através dessas ações, atingir um maior número possível de pessoas para trabalhar o que a estratégia de saúde da família se propõe, que é promoção e a prevenção da saúde”, concluiu a enfermeira Paula de Azevedo Segreto.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”455″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]