Por uma infância e adolescência lúdicas!

Você está visualizando atualmente Por uma infância e adolescência lúdicas!

CRAS Alto e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) abordam o tema com alunos da Escola Municipal Chiquinha Rolla, na Beira Linha

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Teresópolis tem promovido ações referentes ao ‘Junho: Mês de Combate ao Trabalho Infantil’, por meio das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Uma das primeiras ocorreu recentemente na Escola Municipal Chiquinha Rolla, na Beira Linha, realizada pelo CRAS Alto, e abrangeu turmas de 4° e 5° anos daquela escola.

“Realizamos uma palestra lúdica para 100 alunos e professores”, comentou a coordenadora do equipamento da SMASDH, Nivia Regina Cordeiro do Canto Corrêa. Em parceria com professores e direção da escola pública municipal, realizaram a ação com a garotada, além de Nivia: a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da SMASDH, assistente social Renata dos Santos Pereira, e o psicólogo CRAS Alto, Márcio Domingues.

O dia 12 de junho é oficialmente o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, havia no Brasil mais de 1,9 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil, violando frontalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, de 13 de julho de 1990).