Com fotos, filmes e passeio virtual, mostra sobre a história do Rio de Janeiro e da Ponte Rio-Niterói tem visitação de terça a domingo
Inaugurada nesta terça, 1º de agosto, na Praça Baltasar da Silveira, no centro da cidade, a exposição ‘Conexões, o Futuro’ promete uma viagem pelo tempo, passando pela história da fundação do Rio de Janeiro, os ecossistemas e as interferências humanas nesses territórios. Montada em contêineres marítimos, a mostra reúne fotografias, documentários e imagens da Baía de Guanabara e da Região Serrana fluminense.
Na programação, exibição de filmes ao ar livre (parceria com o SESC RJ) e uma interessante viagem com a realidade virtual, tecnologia que permite sobrevoar a Ponte Rio-Niterói e conhecer a sua estrutura por dentro, além de oficinas educativas, intervenções artísticas e game interativo. A visitação segue até o dia 31 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, totalmente gratuita.
Realizada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pela concessionária Ecoponte, a exposição é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e integra as comemorações dos 50 anos da Ponte Rio-Niterói. Com produção da Pas de Deux Projetos, a mostra tem curadoria de Carmen Lucia de Azevedo e de Eduardo de Carvalho.
“Fizemos uma parceria para trazer a ‘Conexões, o Futuro’ a Teresópolis por seu foco educativo, conteúdo cultural e por proporcionar conhecimento e entretenimento de qualidade. Inclusive, a nossa Casa de Cultura Adolpho Bloch está incluída na programação dos dias 19 e 20 de agosto, com a oficina Arte Contemporânea e Paisagem, da artista plástica Debora Bolzsoni”, destaca a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão, informando que a oficina acontecerá nesses dois dias, das 14h às 17h, aberta à participação dos interessados, de acordo com a lotação.
“Iniciativas como a exposição ‘Conexões’ são de grande importância para o movimento cultural do município. O formato e a proposta do projeto, além do conteúdo, têm grande apelo. E por estar num ponto central da cidade, proporciona ao cidadão acessar conhecimento, arte e cultura dentro do seu cotidiano. Que venham mais projetos como este”, assinala o subsecretário de Cultura, Ricardo Guarilha.
Serviço:
Exposição ‘Conexões: o Futuro’
Data: Até 31 de agosto.
Visitação: De terça a domingo.
Horário: 10h às 19h.
Local: Praça Praça Baltasar da Silveira, na Várzea.
Entrada gratuita.
Fotos: Divulgação.