Paquequer recebe ação preventiva de desassoreamento no Caxangá

Medida tem por objetivo a retirada de detritos que dificultam o fluxo normal das águas 

A Prefeitura de Teresópolis realizou, nos últimos dias, uma ação ambiental preventiva de drenagem do Rio Paquequer, na altura do Caxangá. Durante 10 dias, a Secretaria de Serviços Públicos manteve uma escavadeira no local fazendo a retirada do excesso de lama, lodo, vegetação e lixo jogado indevidamente no canal, restringindo o fluxo das águas.

A limpeza das margens e o desassoreamento do rio colaboram também na prevenção de transbordamentos, especialmente no período das chuvas. O secretário da Pasta, Davi Serafim, destacou a importância do trabalho para a comunidade. “Os moradores já vinham pedindo a limpeza há algum tempo, então aproveitamos o período de estiagem das chuvas para realizar a intervenção no leito e nas margens. A limpeza ajuda muito na qualidade de vida dos moradores, principalmente daqueles que moram próximo às margens”.

Durante o verão, o Rio Paquequer recebe um aumento significativo do volume de água que acaba sendo responsável por eventuais alagamentos em boa parte da área urbana da cidade. Com a limpeza,  o problema tende a diminuir ou mesmo não acontecer. A população também tem um papel fundamental na prevenção quando deixa de jogar lixo diretamente nos rios do município.