Primeira edição da certificação aconteceu em Rio Bonito
O ouvidor municipal da Prefeitura de Teresópolis, Leonardo Manso, integrou a comissão avaliadora da ABO (Associação Brasileira de Ouvidorias/Seção RJ) para a primeira edição do Prêmio ‘Visão Cidadã’ da associação. A cerimônia de certificação de Rio Bonito aconteceu nesta quarta-feira, 21, naquele município. O Prêmio é concedido em reconhecimento ao trabalho realizado pelo canal de diálogo, que ouve as demandas da população.
“Fomos convidados pela ABO para participar da comissão avaliadora para verificação de cumprimento dos requisitos da Lei 13.460/17 em Rio Bonito. Visitamos as instalações da Ouvidoria do Município, como é o atendimento, a infraestrutura do serviço. É importante participar de atividades como esta porque contribuem para o aprimoramento das ações da nossa Prefeitura e também na troca de experiências com outras cidades”, comentou o Ouvidor Geral Municipal, Leonardo Manso.
O Ouvidor Geral de Rio Bonito, Paulo César Rodrigues, recebeu a certificação de ‘Ouvidoria Cidadã’ e a premiação ‘Visão Cidadã’ foi entregue ao prefeito Leandro Pereira Netto. O evento contou com a presença do Presidente do Conselho Deliberativo da ABO-RJ, Dr. Gilberto Lucena, das Conselheiras Nancir Sathler e Cristiana Gralhoz.
Leonardo Manso destacou que a Associação Brasileira de Ouvidores reconhece que as ouvidorias municipais têm proporcionado a conscientização cidadã em suas prefeituras. Estabelecendo-se como legítimo canal de participação com a sociedade. Em Teresópolis, sob a gestão do Prefeito Vinicius Claussen, a Ouvidoria Geral tem realizado um trabalho que conta com a chancela da ABO e se tornou referência para diversos municípios.
Implantado na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, o eOuve é um sistema eletrônico Municipal de Ouvidoria que tem como objetivo facilitar a comunicação entre poder público e população. Pelo sistema, é possível armazenar, em uma única base de dados, todos os pedidos dos cidadãos. Cada solicitação é direcionada para a secretaria competente, de forma organizada. Com os dados, é possível atender cada demanda de modo mais eficaz. Outro importante projeto da atual gestão, com coordenação da Ouvidoria, em parceria com a Secretaria M. de Serviços Públicos, é o ‘Gari Comunitário’.
A Ouvidoria Geral tem como competência registrar e dar tratamento adequado às reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços públicos internos e externos prestados pelo Executivo Municipal. São produzidos relatórios apontando deficiências e/ou irregularidades, do ponto de vista da população, em busca da melhoria da prestação dos serviços pelo poder público.
Canais de atendimento
Qualquer pessoa pode acessar o Sistema Eletrônico Municipal da Prefeitura (eOuve) por meio do site – www.teresopolis.rj.gov.br –. Você também pode baixar um aplicativo em seu smartphone, podendo fazer sua solicitação 24h, todos os dias da semana. Outros canais são o atendimento presencial na sede da Ouvidoria Geral (Av. Lúcio Meira, 375, sala 101 – Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Várzea), de segunda a sexta, das 12h às 18h (durante a vigência de decreto municipal de enfrentamento à pandemia); os telefones 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e (21) 98126-4038 (WhatsApp) e o e-mail [email protected].
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