‘Olhares no Esporte’ – Exposição será apresentada nesta quinta, na Calçada da Fama

Ao longo da história da humanidade o fogo possui muitos significados. No esporte, sua representatividade surge na Antiguidade. Ele era considerado um elemento sagrado e, por isso, gregos mantinham chamas acesas em templos. Em homenagem aos deuses, eram feitas corridas com fogo, e o vencedor ganhava o direito de acendê-lo nos altares. Era o prenúncio do maior evento esportivo da humanidade. Em Teresópolis, a chama do esporte será representada pelas lentes dos jovens fotógrafos, na exposição da quarta edição do Projeto Olhares, patrocinada pela CRT.

As fotografias serão apresentadas ao público no dia 12 de janeiro, na Calçada da Fama, a partir das 10 horas. A mostra “Olhares no Esporte – Os Deuses vêm ao Rio” é resultado de um ano de formação fotográfica realizada pelo Projeto Olhares e busca ampliar a reflexão sobre importância que nós atribuímos ao esporte, revelar ao público um pouco da dedicação, superação e inclusão de atletas, além de pensar nossa relação identitária enquanto país de múltiplas vocações esportivas.

Com a missão de transformar o olhar de crianças e jovens na Comunidade do Rosário, em Teresópolis, o Lar Tia Anastácia, por meio do Projeto Olhares, vem alcançado mais sonhos a cada ano. Em mais um ano de trajetória, o projeto não é apenas um espaço de fotografia, mas de formação do olhar.

Pensar o esporte em nosso país é uma necessidade eminente, pois nossa construção identitária perpassa transversalmente pela nossa proximidade com ele, sua socialização e abertura para a inclusão. Somos um povo cultural por excelência, assim como o somos esportivos. Por isso, a exposição vem despertar sentimentos para identificar: qual o seu olhar sobre o esporte? A montagem será apresentada em sete painéis, com mais de 40 fotografias, e ainda possibilitará a interação com a obra. “Nós a criamos pensando no seu caráter interacional. A ideia é fazer com que todos os visitantes possam imaginar como é ser um atleta, qual sua relação com o esporte e ainda subir ao pódio. O público não será apenas receptor, mas parte viva da exposição”, explica a Coordenadora do Lar, Flávia Becker.

O Projeto Olhares é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado integralmente pela CRT (Concessionária Rio Teresópolis Além Paraíba), sob a gestão do Lar Tia Anastácia e Criativa Social e realizado pelo Governo Federal.

Para mais informações, acesse: www.projetoolhares2011.blogspot.com.br