Observatório do Turismo é tema de encontro

Compartilhar:
Parceria pela profissionalização do turismo em Teresópolis.
Parceria pela profissionalização do turismo em Teresópolis.

Ferramenta que tem como finalidade monitorar o desenvolvimento do setor através do levantamento de pesquisas e elaboração de indicadores, o Observatório do Turismo foi tema de reunião nesta quarta-feira, 21, na Secretaria Municipal de Turismo. A iniciativa surgiu a partir do Programa Lidera Turismo, com a proposta de subsidiar o planejamento de ações e a construção de políticas públicas que impulsionem a atividade.

Anfitrião do encontro, o secretário municipal de Turismo, Elias Martins, recebeu a professora adjunta do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Vanina Heidy Matos Silva, acompanhada dos alunos Isabela Madeira, Kenia Gallo, Marcelle Regalo e Leonardo Batista, do 5º período do curso superior de Turismo do campus da Uerj em Teresópolis. Também marcaram presença Carlos Botelho, Jorge Nascimento ‘Julião’ e Glaucia de Brito, do Programa Lidera Turismo.

“Não bastam boas ideias. Precisamos de parceiros para articular ações e colocar em prática estratégias, a fim de profissionalizar esse segmento tão importante da economia do município”, salientou Elias Martins.

Questões como troca de dados sobre a atividade turística em Teresópolis e a viabilidade de convênio para estágio curricular de alunos do curso superior de Turismo da Uerj também foram abordados na reunião.

“Percebi interesse de todas as partes em fornecer informações e melhorar as que já existem”, opinou Jorge ‘Julião’, do Lidera Turismo.  “É um caminho para termos dados fidedignos sobre o turismo na cidade e para que o empresário e o investidor que vêm de fora conheçam a situação através dessas estatísticas”, comentou a professora Venina.

Fotos: AscomPMT
Legenda: Parceria pela profissionalização do turismo em Teresópolis.