Novos conselheiros tutelares são empossados em Teresópolis

Dez conselheiros tutelares tomaram posse nesta segunda-feira, dia 11, em cerimônia realizada na Prefeitura. Eleitos em 4 de outubro de 2015 na primeira eleição unificada do País, eles vão exercer mandato no período 2016-2019. Teresópolis tem dois Conselhos Tutelares, com cinco titulares em cada órgão.

“Até 2019 os conselheiros tutelares terão a grande responsabilidade de cuidar dos nossos filhos. Vocês têm em mim um grande aliado. Eu me coloco à disposição para atendê-los no que for possível e, tenho certeza, que a Câmara Municipal, aqui representada pelo vereador José Carlos da Estufa, também é parceira”, assinalou o prefeito Márcio Catão.

Foram empossados no Conselho Tutelar 1 os conselheiros Cheila Lourenço Sampaio, Janaína Andrade Mendes, Djair Marcelino Alves Júnior, Rodrigo Pinto Ribeiro e Renata Coelho; e no Conselho Tutelar 2, Lusiane Santos da Silva, Julieth Leite Silvestre, Tatiana Oliveira de Abreu Charles, Cristina Medeiros Claussen e Sádio Soares da Silva.

“Parabenizo os novos conselheiros e agradeço àqueles que estão saindo por todo o trabalho realizado. Sabemos que a tarefa é árdua, mas tem um significado muito importante, que é a de zelar pela defesa das crianças e adolescentes do nosso Município”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Tania Iorio.

A primeira eleição unificada dos Conselhos Tutelares de Teresópolis reuniu 3.060 eleitores, que votaram em 25 candidatos inscritos. Todo o processo eleitoral foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA) e fiscalizado pela Promotoria da Infância e da Juventude de Teresópolis.

“Esperamos que os novos conselheiros sejam comprometidos com o cargo que estão assumindo, porque demonstraram capacidade ao fazer a prova de conhecimentos específicos e foram eleitos pela comunidade para cuidar de nossas crianças e adolescentes. Que eles tenham muita luz nesse caminho”, pontuou Iracema Toledo Braga, presidente do CMDCA.

Os Conselhos Tutelares foram criados com o Estatuto da Criança e do Adolescente (em 1990), são órgãos autônomos e permanentes que integram a administração pública local, atuando na defesa de crianças e adolescentes com direitos violados. Os conselheiros tutelares atuam no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física, e também na fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência.

“Ser conselheiro, mais do que um ofício ou um cargo, é um sacerdócio, porque nos doamos pelas crianças e adolescentes desamparados. Que até 2019 possamos fazer um bom trabalho, sempre contando com o apoio dos órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos”, discursou o conselheiro tutelar Rodrigo Pinto Ribeiro, do Conselho Tutelar 1.

Os Conselhos Tutelares de Teresópolis estão instalados no 1º piso do Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (Av. Lúcio Meira, 375 – Várzea). O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 18h, sendo que há funcionários de plantão 24h via telefone celular. O Conselho Tutelar 1 atende os bairros da zona urbana, com exceção dos situados na região da Estrada Rio-Bahia e do Soberbo. Os telefones são (21) 3642-1138 e (21) 98889-3929 (plantão), e o e-mail, [email protected].

Já o Conselho Tutelar 2 tem como área de abrangência os bairros Meudon, Jardim Meudon, Coreia, Vale da Revolta, Quinta Lebrão, Fonte Santa, Ermitage, Prata, Fischer e também o 2° e o 3° Distritos. Os telefones são (21) 2742-8087, (21) 97163-3113 ou 99472-7887 (plantão), e o e-mail, [email protected].

Fotos: Marcelo Roza