Iniciativa gera inclusão social e capacitação profissional
O Prefeito Vinicius Claussen e a Juíza Titular da Vara da Infância e Juventude de Teresópolis, Vania Mara Nascimento Gonçalves, reuniram nesta sexta-feira (19), no Teatro Municipal, na Prefeitura, empresários de diversos segmentos para uma conversar sobre o Novo Promaj (Programa de Atendimento ao Jovem). Representantes de entidades que atuam no segmento, como o CIEE/Teresópolis (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Associação CAMP (Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro), também participaram, compartilhando suas experiências. A reunião do Eixo ‘Emprega Terê, do programa municipal ‘Pra Cima Terê’, foi conduzida pelo Prefeito Vinicius Claussen e teve o objetivo de apresentar a&ccedi l;ões estratégicas que vão intensificar a aplicação da Lei do Aprendiz e ainserção de PcD´s no ambiente de trabalho das empresas instaladas em Teresópolis.
O Prefeito enfatizou sobre a união do Executivo Municipal, Legislativo, Judiciário e setor privado para fortalecer a rede social, com oportunidade de emprego, inclusão social e capacitação. De acordo com a legislação sobre o assunto, as empresas de médio e grande porte de Teresópolis têm capacidade de abraçar 279 jovens aprendizes.
“O Novo Promaj terá início no 1º trimestre de 2022. Habilitamos a empresa que vai implantar o processo do estacionamento rotativo na cidade. Com essa receita, vamos contratar 44 jovens pelo Novo Promaj, com a expectativa de atender até 150. E contamos com o engajamento dos empresários para que mais jovens tenham uma oportunidade do primeiro emprego e de sonhar com uma vida plena para si e para a família”, frisou Vinicius Claussen, que estava acompanhado dos secretários municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral.
O Prefeito também destacou a distribuição de 19 mil tablets, com chip garantindo conectividade, para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis. O projeto tem previsão de lançamento para fevereiro de 2022 e o objetivo é trabalhar a inteligência socioemocional dos alunos, pais e professores. A proposta pedagógica inclui robótica espacial, programação e gameficação.
A Juíza Titular da Vara da Infância e Juventude de Teresópolis, Vania Mara Nascimento Gonçalves, ressaltou o perfil diferenciado do jovem teresopolitano. “Os jovens de Teresópolis são diferenciados. Sou juíza há 25 anos, sempre na área da infância e da juventude. E como Teresópolis não há igual. Os jovens são bons! São recuperáveis! Eles entram na minha sala dizendo: Eu quero emprego! Então eu preciso que as empresas tenham essa visão social”, relatou a juíza, que estava acompanhada da Comissão de Articulação de Programas Sociais (COAPS), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
O empresário do ramo de TI, Ladmir Carvalho, falou sobre o projeto ‘Galileo’, implantado há 2 anos em Teresópolis. “Está havendo uma grande carência de mão de obra no nosso segmento. No Brasil, existem 420 mil vagas abertas de programadores de computador que não se consegue preencher. A partir desse cenário, tivemos a ideia de montar esse projeto de qualificação. Criamos uma metodologia para formar programadores ‘trainer’ em 6 meses. Nosso objetivo final é o desenvolvimento da cidade, é Teresópolis ser o maior polo de TI do Brasil”, destacou o empresário.
Também participaram do encontro servidores das secretarias de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, de Desenvolvimento Social e de Saúde; o presidente do Conselho Municipal de Trabalho de Teresópolis, Felipe Coelho; representantes do Conselho Tutelar; e o vereador Amós Laurindo, que oficializou, junto à Câmara Municipal, a proposta de criação do Conselho Municipal da Infância e da Juventude de Teresópolis.
A Lei Federal n. 10.097/2000 determina que as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes, gerando oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolvimento das competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa. Na oportunidade também foi destacada a importância da contratação de deficientes e Pessoas com Deficiência (Lei Federal 8.231/1991).
Novo Promaj
O Novo Programa de Atendimento ao Jovem será realizado em parceria entre Município e associação civil sem fins lucrativos habilitada no Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal, e a Câmara de Vereadores. O objetivo é fomentar o exercício da cidadania, garantir o primeiro emprego e dar oportunidade de experiência profissional a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos de famílias inscritas no CADÚnico (cadastro de programas sociais do Governo Federal) e que estejam estudando.
Os jovens atuarão por um período de 2 anos nos setores administrativos da Prefeitura e os maiores de 18 anos serão preparados para trabalhar no estacionamento rotativo. O diferencial do Novo Promaj em relação ao antigo é a oferta de cursos de qualificação técnica permanente, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho quando se desligarem do programa.
Fotos: Bruno Nepomuceno