Novo aplicativo Recicla Terê informa a população sobre pontos de coleta de recicláveis e rota dos caminhões

Você está visualizando atualmente Novo aplicativo Recicla Terê informa a população sobre pontos de coleta de recicláveis e rota dos caminhões
Compartilhar:

Ferramenta foi desenvolvida por alunos do Curso de Ciência da Computação do Unifeso em parceria com a Secretaria M. de Meio Ambiente

Graças a uma parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria M. de Meio Ambiente, com o curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Associação de Catadores de Teresópolis, foi criado o aplicativo do programa Recicla Terê. A ferramenta tem o objetivo principal de oferecer à população mais informações sobre a separação correta do lixo para facilitar e agilizar a coleta seletiva do município.

O app é de caráter informativo, contendo dados sobre os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), orgânicos, lixo eletrônico, pilhas e baterias e também não recicláveis. O usuário contará com a localização exata dos ecopontos que estão disponíveis na cidade e através do mapa, saber qual é o mais próximo da sua residência ou trabalho. As rotas do caminhão da coleta seletiva também estão disponíveis no aplicativo, com períodos do dia e bairros disponíveis.

“Esse app vai ser fundamental para ampliar a divulgação do Recicla Terê e com isso aumentar o volume de lixo reciclável coletado. Mais que um programa ambiental, o Recicla Terê tem um foco social e ajuda a gerar renda para muitas famílias. A cada mês o valor arrecadado pela associação com a venda do material tem crescido consideravelmente. São pessoas que antes trabalhavam no aterro sanitário e que agora têm a dignidade de uma renda fruto de seu trabalho. Quanto mais a população separa o lixo para a coleta, aumentamos também a renda dessas pessoas”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Flávio Castro.

O professor Laion Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação, explica como o trabalho foi realizado. “Tivemos a participação de dois alunos do curso atuando como desenvolvedores, eu como professor/gestor do projeto e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, em reuniões semanais para definições e acompanhamento”.

O aplicativo já está disponível na Play Store para Androids