Você está visualizando atualmente NOTA TÉCNICA SOBRE A ANTECIPAÇÃO DA VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA CONTRA A COVID-19

I – Do objeto

Antecipação da vacinação dos professores da Rede Pública municipal, considerando a essencialidade da Educação Pública e a retomada segura das atividades escolares.

II – Da análise

Depois de muito esforço do Gabinete de Crise contra o Coronavírus e das Secretarias de Educação e da Saúde, podemos neste momento disponibilizar um pequeno número de 700 doses da vacinas contra a COVID-19 para dar início à vacinação dos profissionais da Educação.

Devido a essa limitação de doses, as Secretarias de Educação e Saúde vão dar início à vacinação pelos profissionais da Educação que estão atuando/atuarão presencialmente nas escolas da rede pública. Inicialmente por aqueles que atuam nas escolas da rede pública municipal, junto aos cerca de 21 mil alunos da rede. Em seguida, serão imunizados os profissionais atuantes nas redes estadual e federal.

Esta é uma forte conquista da Prefeitura de Teresópolis, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde, que vêm articulando este atendimento, certas de que a educação é essencial para garantir um futuro melhor para esta geração de crianças e jovens em idade escolar.

A cada novo lote de vacinas recebidas, o objetivo é ampliar as faixas etárias e também incluir os professores vinculados à rede privada de ensino.

O limite desse processo está alicerçado na certeza da necessidade de retomada segura das atividades da Educação, assim como, no apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, no repasse de novos lotes de vacina contra a COVID 19 para o município de Teresópolis.

Lembremos que, recentemente, o Governo do Estado do Rio de Janeiro propôs um Calendário único que propiciou a inclusão de profissionais vinculados à Força de Segurança e Trabalhadores da Educação na ativa. Por tudo isso, iniciamos o processo de vacinação das Forças de Segurança e, nesse momento, tomamos os trabalhadores da Educação como foco, o que reflete a importância da Educação para a gestão municipal.

III – Data e Local de imunização

A vacinação será feita no Auditório da Secretaria de Saúde. Serão imunizados, a partir do dia 28 de abril, de 9h às 15h, inicialmente, professores, diretores e pessoal de apoio que trabalham diretamente nas unidades de ensino.

IV – Público alvo e comprovantes necessários

Inicialmente, serão vacinados trabalhadores da educação pública municipal, em atividade ou que estejam aguardando pelo retorno das atividades presenciais, com faixa etária de 55 anos ou acima, incluindo os trabalhadores do Programa Operação Trabalho – POT e pessoal de apoio. Também estão incluídos os servidores da Educação em licenças eventuais.

Os aposentados, por apresentarem risco para adoecimento pela COVID-19, semelhante ao da população em geral, deverão seguir o Calendário Municipal de Imunização, conforme aponta o Plano Nacional de Imunização e o Plano Municipal de Contingência para Imunização contra a COVID-19.

Para receber a vacina, é preciso levar os dois últimos contracheques e documento de identificação com foto. No caso dos trabalhadores participantes do POT, deverá ser apresentada declaração expedida pela Secretaria Municipal de Educação.

V – Próximas etapas

O processo de imunização dos trabalhadores da educação pública se inicia a partir do dia 28 de abril. Novo calendário para os demais grupos etários e a inclusão dos profissionais vinculados às escolas privadas acontecerá semanalmente. Para isso, é importante ressaltar, novamente, o necessário repasse de novas doses para Teresópolis, contando com apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

VI – Dúvidas e demais informações

Questões relacionadas a dúvidas ou informações técnicas sobre a imunização desse grupo podem ser esclarecidas na Divisão de Imunização, pelo telefone 2742-7272.

Teresópolis, 21 de abril de 2021.

Antonio Henrique Vasconcellos
Secretário Municipal de Saúde