Aulas na Creche Municipal São Pedro
A Prefeitura de Teresópolis informa que a Secretaria Municipal de Educação atua de forma ágil desde a identificação de fezes de roedores na Creche Municipal São Pedro, no bairro de mesmo nome, para que o problema seja solucionado. Seguindo o protocolo de medidas a serem tomadas, ao constatar a presença de fezes de roedores na unidade, nesta segunda-feira, 21, a Secretaria de Educação liberou os alunos, fechou a escola para atendimento ao público e acionou a empresa especializada que já realiza regularmente os serviços de desinsetização, desratização e descupinização nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis para que fosse feito reforço no serviço na referida creche.
A SME ressalta que a aplicação dos devidos produtos é feita regularmente tanto na Creche São Pedro quanto nas demais unidades de ensino do município. Na Creche São Pedro, as últimas aplicações datam de 10/06/24, 01/07/24, 08/08/24, 23/09/24, 07/10/24 e 23/10/24 (esta quarta-feira). Outra medida tomada foi o acionamento de empresa especializada para higienização do reservatório de água (caixa d´água), trabalho executado nesta terça-feira, 22/10. A SME também realizou uma reunião com os pais e responsáveis para comunicar sobre a situação.
Com relação à informação de que alunos da creche teriam sido internados, a Secretaria de Educação esclarece que a informação não procede. A SME passou a lista com o nome de todos os 90 estudantes da unidade de ensino para a Secretaria M. de Saúde para que fosse verificado se algum deles deu entrada em unidade hospitalar do município e a informação é de que uma criança foi atendida em unidade hospitalar, com sintomas de vômito. Foram feitos todos os exames para identificação de qualquer tipo de problema relacionado a roedores e todos os exames tiveram resultado normal.
Uma equipe do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde também compareceu à unidade e realizou no entorno da creche a aplicação de produtos para desratização e deu orientações aos funcionários sobre os procedimentos a serem seguidos. Além disso, será feita desratização no entorno de todas as unidades de ensino do bairro.
Com todas as medidas sanitárias tomadas, a equipe diretiva da creche decidiu pelo retorno das aulas nesta quarta-feira, 23. Entretanto, foi identificada novamente a presença de fezes de roedores na unidade, sendo necessária a suspensão das aulas. A unidade ficará fechada nesta quinta, 24, e sexta, 25. Na segunda-feira, 28, conforme decreto municipal, será Ponto Facultativo, e não haverá aula na Rede Municipal de Educação. Assim, a previsão de retorno das aulas na Creche São Pedro é na próxima terça-feira, 29.
A Secretaria M. de Educação enfatiza que a preocupação da equipe diretiva escolar, da própria SME e da gestão municipal é sempre com o bem-estar dos alunos, familiares e comunidade escolar em geral. A SME tranquiliza a população reafirmando que todas as medidas necessárias foram tomadas e segue acompanhando a situação até que as crianças possam voltar para sua rotina escolar e que seus pais e responsáveis possam ficar tranquilos de que seus filhos estão em um ambiente seguro e confortável, com todos os direitos garantidos.