Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que recebeu comunicado da Secretaria de Estado de Saúde sobre o desabastecimento da imunoglobulina antirrábica e do soro antirrábico no Estado do Rio de Janeiro, para ações de prevenção da raiva humana.

Em contato com o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde foi informada que novos estoques serão enviados gradativamente aos municípios. Porém, a previsão é de que apenas em meados de outubro a situação seja normalizada.

Diante deste quadro, a Secretaria de Estado de Saúde orienta os profissionais das secretarias municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro para a adoção das seguintes medidas:

1) Nos acidentes graves, iniciar o mais precocemente possível a 1ª dose da vacina antirrábica;

2) Realizar a limpeza cuidadosa das lesões;

3) Manter os pacientes em fila de espera para maior controle desta demanda e acompanhamento das doses de vacina até o restabelecimento dos estoques.