Muro da Gentileza: cultura do desapego é incentivada nos CRAS

Com o tema ‘Gentileza gera gentileza’ e o lema ‘Quem tem, doa; quem não tem, leva’, o projeto Muro da Gentileza foi realizado com sucesso nesta quinta-feira, 15, no Centro de Referência de Assistência Social Alto. Peças de roupas, como vestidos, blusas e casacos, e sapatos em bom estado de uso, foram colocados no muro da instituição, na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, na Várzea, para serem doados.

Lançada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, a iniciativa tem como objetivo incentivar a solidariedade entre os moradores do território de abrangência dos cinco CRAS do município. Ou seja, a pessoa pode doar algum objeto ou acessório em bom estado de uso e pegar outro que desperte seu interesse.

“O Muro da Gentileza está ligado ao desapego das coisas materiais. Quem não precisa cede algo, para que outra pessoa possa usufruir. Gentileza gera gentileza”, resumiu a secretária de Desenvolvimento Social, Tania Iorio.

Segundo Adriana Marques, coordenadora do CRAS Alto, o tema gentileza vem sendo trabalhado ao longo dos meses com a clientela atendida. “É um trabalho de resgate de valores com o grupo de convivência e de fortalecimento de vínculos. Mesmo que se tenha dificuldade em alguns momentos da vida, é possível tirar proveito e fazer algo bom. E os usuários resolveram participar”.

A operadora de caixa Josemara Nogueira Ramos foi surpreendida pela proposta e aprovou a iniciativa. “Parei, gostei e perguntei como fazia para comprar, e alguém muito simpática disse que era só pegar e levar. Eu pretendo deixar a minha contribuição. A sociedade está precisando disso: gentileza gerar gentileza, de amor ao próximo. Parabens pelo trabalho”, enalteceu.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, a proposta veio para ficar. “O Muro da Gentileza continua. Em outubro vamos repetir visando o mês da criança, e também em dezembro, numa grande confraternização. Esperamos que a proposta desperte interesse e que outras comunidades ou projetos levem a ideia adiante”, concluiu Tania Iorio.

Realizado nos CRAS Meudon e Alto, o projeto Muro da Gentileza prossegue até o dia 22 de setembro.

Confira o calendário

• 20/09: CRAS Barroso (Rua Pará, 170)
  • 21/09: CRAS São Pedro (Rua Fileuterpe, 845)
  • 22/09: CRAS Fischer (Rua Pedro Eleutério, 2.738)

Fotos – crédito Marcelo Roza.