Moradores da Granja Guarani agradecem as ações de prevenção do Governo Municipal

Depois do faxinaço, moradores da Granja Guarani recebem a visita de agentes municipais no combate à dengue, chikungunya e zica vírus

Depois de um faxinaço realizado por 50 trabalhadores municipais, moradores da Granja Guarani ganharam mais um beneficio da Prefeitura, neste sábado, 13. Dando continuidade às ações de conscientização e sensibilização, o Departamento de Higiene e Saúde Coletiva, através da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu 20 agentes de combate a endemias e comunitários de saúde do PSF do bairro para uma grande ação contra o mosquito Aedes aegypti.

Entre as atividades do sábado, vistorias de imóveis, orientação e esclarecimentos aos moradores sobre a importância de manter limpas suas casas, sem água parada, lixo e entulho que possam se tornar criadouros para o mosquito. Além disso, o Setor de Zoonoses da Secretaria aproveitou a ocasião e atendeu também cães e gatos da região com a vacinação antirrábica.

A mobilização, que contou ao todo com 20 agentes de Saúde, Defesa Civil e comunitários do PSF, teve também a aprovação e a colaboração dos moradores que abriram suas casas para as equipes. “O trabalho de vocês é importantíssimo para alertar e ajudar as pessoas a não dar chance para o mosquito nascer. A orientação e o acompanhamento desse trabalho pelos agentes são fundamentais para a segurança de todos. Nossa responsabilidade é cuidar do ambiente onde vivemos e tentar evitar a praga”, ressaltou o cuidador de idosos, Gelson de Almeida.

Dona Diva Calheiros também concorda e aprovou a ação “Estamos vendo tanta coisa horrorosa na televisão como essas doenças que provocam sérios danos à saúde da população e agora às crianças com microcefalia, é muito triste. Precisamos fazer o possível e os agentes de saúde nos lembram disso a toda hora”, comentou a aposentada.

Deolinda Cardinot também agradeceu a ajuda do governo municipal. “Fico mais segura quando os agentes vêm a minha casa para ver se está tudo bem. Faço o que posso, mas a presença deles nos deixa mais confiantes. Eu só agradeço a inspeção no bairro”, declarou a dona de casa.

Responsável pela ação, o coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Rodrigo Couto, avisa que as ações integradas de combate ao mosquito e de vacinação de animais vão acontecer ainda em outros bairros do município. “Além das ações de rotina, a meta é visitar um bairro a cada 15 dias, a partir do mês de março, para intensificar as ações de esclarecimentos, inclusive com vistorias domiciliares. Já estivemos na Fonte Santa e agora aqui, na Pedreira e Granja Guarani. O próximo bairro já está sendo definido e em breve divulgaremos”, explicou Rodrigo.

Satisfeitos, primeiro com o mutirão de limpeza feito pelos funcionários das secretarias de Obras, de Serviços Públicos e de Agricultura, e agora com a ação de combate à dengue, chikungunya e zika vírus, os moradores da Granja Guarani agradeceram ao Governo Municipal, através de um ofício enviado pela AMAGG (Associação dos Moradores e Amigos da Granja Guarani).

– O presidente desta Associação, no desempenhar de suas funções, vem agradecer ao Secretário de Serviços Públicos, Carlos Teixeira, pelo cumprimento das ações de limpeza e tapa-buracos realizados no bairro da Granja Guarani. Apesar do orçamento apertado, as equipes fizeram um ótimo serviço, digno dos nossos elogios – assinado Armindo Gonçalves Coelho, presidente da AMAGG.

A Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Treinamento de equipes, aumento do número de visitas domiciliares e o auxílio de dois veículos, entregues recentemente pelo Governo do Estado, fazem parte desta intensificação.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, o Governo de Teresópolis convoca toda a população a participar desta mobilização. Denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e solicitação de vistoria podem ser feitos ao Setor de Controle de Zoonoses pelo telefone 2742-7272, segunda a sexta, das 8h às 17h.

Como evitar a dengue:

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, é possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. O número de casos de dengue em 2012 deve ser elevado com a chegada do vírus 4, pois a maioria dos brasileiros não têm defesa contra esse tipo de vírus.

Como se prevenir:

– Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água
– Mantenha a caixa d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água
– Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova
– Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão, uma vez por semana
– Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas
– Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro delas
– Lave por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa
– Não deixe água acumulada sobre a laje
– Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais
– Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água
– Lave semanalmente por dentro os tanques utilizados para armazenar água