Moradores do Meudon e região já contam com atendimento estendido na Unidade de Saúde da Família

  • Post author:
  • Post published:2 de outubro de 2019
  • Post category:Saúde
Compartilhar:

Postos do Rosário e da Fonte Santa também funcionarão até 19h e abrirão aos sábados 

Resultado da articulação da gestão municipal junto ao Ministério da Saúde, Teresópolis passou a integrar o programa federal ‘Saúde na Hora’. A Unidade de Saúde da Família do Meudon é a primeira a ser contemplada com a iniciativa. A partir desta quarta, 2, os moradores do bairro e região têm atendimento, nos dias de semana, até às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.

No próximo dia 10, o programa, criado para ampliar o acesso da população a consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal, será lançado no posto de saúde da família do Rosário e, no dia 17, na unidade da Fonte Santa. A conquista integra a estratégia de ampliação da atenção básica no município e vai reforçar a prevenção da saúde e melhorar a oferta de serviços nas áreas de abrangência das unidades.

“Estive com o Dr. Ari em Brasília, três semanas atrás, tivemos uma reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e conquistamos a vinda do ‘Saúde na Hora’ para Teresópolis. O benefício principal é que as pessoas que trabalham vão ter mais tempo para cuidar da sua saúde e também acompanhar um familiar em tratamento”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

A subsecretária de Atenção Básica, Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, também destacou a importância ampliação do horário de atendimento. “O avanço com o ‘Saúde na Hora’ decorre do horário estendido, da possibilidade da população que trabalha essencialmente o dia todo, ter o atendimento mais duas horas, durante a semana, e aos sábados das 8h às 17h”.

Edneia destacou ainda que já houve impacto na redução dos atendimentos da UPA com o trabalho das unidades primárias. E que evitar que as pessoas adoeçam gravemente é o grande objetivo na atenção primária.

O secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos, pontuou que a unidade deverá receber o nome do um ex-servidor público Miguel Luiz. “Essa unidade do Meudon não tem um nome e nada mais justo do que homenagear um ex-servidor público, que infelizmente não está mais no nosso meio. Miguel Luiz trabalhou mais de 10 anos aqui na unidade, serviu a comunidade, morador da comunidade, então nós vamos trabalhar junto à Câmara Municipal, o tenente Jaime vai nos apoiar, eu tenho certeza que toda a Câmara Municipal vai nos apoiar pra dar o nome dele à unidade”.

O programa

Lançado em maio pelo Ministério da Saúde, o Programa ‘Saúde na Hora’ amplia os recursos mensais para os municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde.  Para incentivar a ampliação no horário de funcionamento, os repasses mensais do Ministério da Saúde podem dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da carga horária de atendimento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais. Atualmente, a maior parte das 42 mil Unidades de Saúde da Família em todo o país funciona por 40h semanais.

Fotos: Jorge Maravilha