Você está visualizando atualmente Mirante da Granja Guarani é tema de projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc no Rio de Janeiro

Já está disponível gratuitamente para o público o audiobook “O Mirante das Lendas”, projeto idealizado pela produtora cultural Cristiana Gurgel, inspirado no Quiosque das Lendas, mais conhecido como Mirante da Granja Guarani. O produto é mais um resultado gerado a partir da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, só que, desta vez, através do Prêmio Fomento a Todas as Artes, edital aberto pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Lançado pela Nau Editora, o audiobook – com formatos em e-book e áudio – foi escrito e ilustrado por Edmundo Souto, tem narração de Marcos Breda e conta um pouco da história deste importante ponto turístico e cultural de Teresópolis, destacando as quatro lendas indígenas expostas nas paredes azulejadas centenárias do mirante, pintadas à mão pelo artista português Jorge Colaço.

“Além da questão de literatura em si, o audiobook é um excelente material de estudo e de apoio para os professores e os estudantes da rede municipal de ensino, especialmente os do 4º ano, que têm a história de Teresópolis como parte do conteúdo programado. E o que é melhor, de forma totalmente gratuita. Nos deixa muito satisfeitos saber que até mesmo fora do município, a história de Teresópolis foi lembrada e beneficiada pela Lei Aldir Blanc”, comenta a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

A obra, que conta de forma lúdica as lendas pintadas no mirante – ‘A moça que saiu para procurar marido’, ‘O Anhangá e o caçador’, ‘O dilúvio’ e ‘De como apareceu a noite’ -, também destaca a importância do conhecimento e da preservação do patrimônio histórico cultural e ambiental. “E isso é ótimo, já que vai de encontro ao processo de retomada do projeto básico de revitalização do Mirante da Granja Guarani, proposto pelo Instituto Cultural Cidade Viva em 2017, através da Lei Rouanet, mas que não teve andamento posterior. Estamos retomando esta parceria para finalmente conseguir a realização do projeto”, acrescenta Cléo Jordão.

Responsável pelo audiobook, a produtora cultural Cristiana Gurgel ficou satisfeita com o resultado. “O projeto do audiobook foi motivo de muito orgulho e alegria para mim. Um trabalho emocionante e que ainda pretendo transformar em livro ilustrado ou até mesmo desenho animado. Fico muito feliz também em saber que o projeto de restauração será retomado, pois este é o principal objetivo de todos nós”, comemora.

Para baixar o audiobook “O Mirante das Lendas”, acesse https://naueditora.com.br/ebook_gratuito/audiobook‐o‐mirante‐das‐lendas/.