Mês da Mulher: evento ‘Representatividade Feminina e Magistratura’ encerra ações de conscientização e empoderamento em março

Desenvolvimento Social, em parceria com secretarias, entidades e unidades de ensino, promoveu 24 ações para marcar o mês da mulher

Com uma programação que incluiu ações em vários locais, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com as secretarias dos Direitos da Mulher, de Educação e de Saúde, realizou 24 eventos durante o mês de março, todos voltados para a conscientização e o empoderamento feminino. E para encerrar as atividades, acontece nesta sexta (29), às 19h, no Tribunal do Júri, no Unifeso, no Alto, o evento ‘Representatividade Feminina e Magistratura: Histórias’ que Transformam a Justiça’. O evento será aberto ao público e terá depoimentos sobre o papel da mulher no Judiciário e homenagens.

O encontro contará com a participação da desembargadora do TJRJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), Ivone Caetano, e das juízas de Direito Raquel Santos Pereira Chrispino e Vânia Mara Nascimento. Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho, juíza aposentada, que atuou durante 22 anos à frente da Vara de Família e, depois, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, também estará presente.

Ações para valorização da mulher

As atividades da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com entidades e unidades de ensino, ocorreram em todos os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social); CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Parque Ermitage; Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis); Praça Santa Cecília; Colégio Euclydes da Cunha; Colégio Presidente Bernardes; Escola Sizenando Adolfo Tayt-Sohn (Mottas/3º Distrito); Associação de Moradores do Vale da Revolta; Arbor Brasil; e CRIAAD (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente).

Entre as ações do mês da mulher, rodas de conversa, dia de beleza, palestras, e o 1º Encontro da Rede de Atenção à Mulher de Teresópolis. “Como uma forma de homenagear as mulheres, a nossa secretaria desenvolveu, com o apoio de outras pastas e também de entidades, diversas ações em vários locais, entre eles, os CRAS e o CREAS. Foi uma maneira de mostrar para a sociedade a importância do tratamento e do acolhimento à mulher, além do respeito que merecem”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Jaron.