Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após receber denúncias pela população, realizou uma ação de fiscalização de descarte irregular de lixo em um trecho entre os bairros Beira Linha e Jardim Cascata.
O ato de descartar lixo de maneira inadequada configura crime ambiental. A fiscalização visa não apenas identificar e punir os responsáveis, mas também conscientizar a população sobre a importância de adotar práticas corretas de descarte de resíduos.
A chefe do setor de Fiscalização, Carolina Oliveira, destacou a seriedade do problema do descarte inadequado de resíduos e suas consequências para o meio ambiente. “Descartar lixo e resíduos de construção civil de forma irregular é um crime ambiental que pode ser denunciado e representa uma ameaça significativa aos nossos ecossistemas. É fundamental que haja uma colaboração entre os cidadãos e a prefeitura. A participação da comunidade, consciente de sua responsabilidade em não despejar lixo em locais impróprios, é muito importante para o sucesso das ações de fiscalização,” disse Carolina, acompanhada do vereador Cacau Repórter.
A SMMA enfatiza que denúncias e solicitações de fiscalização podem ser feitas através dos números (21) 2742-8264 – Teresópolis Inteligência Articificial (TIA) ou (21) 2742-3352 – Ramal 415 (SMMA), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Além disso, por meio da Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 162, pelo e-mail [email protected] e também pelo aplicativo e-Ouve.
Fotos: Jonathan Martins.