Você está visualizando atualmente Mais três escolas municipais de Teresópolis terão horário integral a partir de 2022

A Rede Municipal de Ensino passa a contar, na cidade e no interior, com 9 unidades com o sistema

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis Ciep Sebastião Mello, localizado no Barroso, E. M. Hilário Ribeiro, no Quebra Frascos, e a E. M. Amélia dos Santos Ramos, situada em Campo Limpo, no 2º Distrito, são as novas unidades de primeiro segmento em tempo integral a partir de 2022. Com isso, a Rede Municipal passa a contar, na cidade e no interior, com 9 unidades com o sistema.

O Ciep Sebastião Mello, por exemplo, vinha atendendo cerca de 300 alunos do Pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental, divididos em dois turnos. A partir da ampliação, vai passar a atender aproximadamente 350 alunos.

“Essas escolas contarão com a proposta pedagógica específica do corpo em movimento, ampliando as possibilidades de aprendizado, e reforço escolar. Serão oferecidas quatro refeições diárias”, explicou a secretária de Educação, Satiele Santos.

Satiele Santos destacou que o movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas. Esses movimentos são gradativamente aperfeiçoados pelas crianças, como forma de entender o mundo ao seu redor. Com isso, passa a manusear objetos, engatinhar, caminhar, correr, saltar, brincar. Assim, as crianças utilizam o movimento como meio de expressar suas emoções e seus pensamentos. Portanto, o movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas.

“A escola deve criar situações favoráveis para que a criança se desenvolva de tal forma que amplie os conhecimentos sobre si mesma, explore o ambiente físico e social e supere desafios. Ao professor cabe proporcionar atividades que possam estimular as crianças para que elas percebam seus recursos corporais, suas capacidades. Os educadores devem criar inúmeras possibilidades para que as crianças se sintam seguras e livres para aperfeiçoarem suas habilidades motoras”, enfatizou Satiele.

Investindo em Educação

Em Teresópolis, já funcionam das 7h30 às 15h as escolas Professora Acliméa Nascimento (São Pedro), Governador Portella (Morro dos Pinheiros), Professor Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarani), Heleno de Barros Nunes (Fischer) e Rui Barbosa (Gamboa/2º Distrito).

Outro importante investimento da nossa gestão é a implantação do programa GEO – Ginásio Experimental Olímpico no Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso), no bairro de São Pedro. A unidade será a primeira escola municipal de Teresópolis a receber o programa no ano letivo de 2022. O programa do Instituto Trevo tem como objetivo levar a temática olímpica para o ambiente escolar, proporcionando a interação entre todas as disciplinas dos conteúdos regulares, com ênfase nos valores olímpicos.

“A valorização da Educação Municipal é um dos principais focos da nossa gestão. Temos investido em diversas áreas da Educação, como a ampliação de unidades que atendem em tempo integral. A contratação, por concurso, de mais de 400 professores depois de 10 anos sem acontecer, a aquisição de uniformes e material escolar para os mais de 21 mil alunos da rede, a mudança no formato da merenda, priorizando a qualidade das refeições oferecidas, e, para breve, a distribuição de 19 mil tablets para os nossos estudantes e de notebooks para os professores estão entre as realizações das quais temos muito orgulho de contribuir!”, finalizou o Prefeito Vinicius Claussen.