O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é o tema da formação promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e Programa Bem Me Quer Terê, ambos da Secretaria Municipal de Saúde, para membros das equipes das redes municipal e estadual de Educação de Teresópolis e da própria Secretaria Municipal de Saúde com participação de membros do serviço público de Odontologia.
“Esta formação é essencial para os profissionais da Educação que atuam em nossas escolas, diante de uma denúncia ou observação direta de possíveis casos de violência sexual, poderem estar instrumentalizados para o acolhimento dessas crianças e adolescentes envolvidos. Também, a partir da escuta livre, realizar, então, de forma correta, encaminhamentos pertinentes dos casos para averiguação adequada pelas autoridades responsáveis da saúde, da polícia e do judiciário”, enfatizou a diretora do Departamento de Educação da Secretaria M. de Educação, Márcia Maria Tavares de Souza.
A atividade começou nesta segunda-feira (28/04), no auditório da Estácio de Sá, e terá continuidade na quarta (30/04). Durante os encontros são abordados assuntos relacionados à escuta e ao acolhimento das vítimas e também sobre a rede de apoio e os dispositivos existentes no município para atendimento dos casos, visando sempre proteger nossas crianças e adolescentes.
“O Maio Laranja é voltado para a prevenção e o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e promover esta formação é muito importante para reforçar esse olhar sensível e atento quanto aos casos de abuso sexual que são revelados em espaços públicos, como escolas e unidades de saúde. É fundamental que estes profissionais estejam instrumentalizados e saibam como proceder, como acolher esta vítima, como encaminhá-la para o atendimento especializado”, destacou a Coordenadora do Programa Bem Me Quer Terê, uma iniciativa pioneira no atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência sexual, sendo referência para outros municípios e estados brasileiros de Centro de Atendimento Integrado.
Bem Me Quer Terê
O Programa Bem Me Quer Terê atua através da Secretaria Municipal de Saúde e trabalha de maneira integrada com a Polícia Civil e o Ministério Público, conforme convênio estabelecido entre as partes, através de um protocolo de atendimento, fazendo com que o acolhimento às vítimas aconteça de forma rápida, evitando a revitimização das crianças e adolescentes atendidos.
A equipe do Programa Bem Me Quer Terê é composta por profissionais de Psicologia, Serviço Social, farmácia, enfermagem e medicina. Ao longo dos 11 anos de existência do programa, equipes de diversas prefeituras e governos estaduais vieram até Teresópolis para treinarem equipes e implementarem projetos semelhantes, evidenciando a importância do BMQT nacionalmente.
O Bem Me Quer Terê atua com demandas enviadas através não só da Polícia Civil, mas também por meio do Conselho Tutelar, Sala Lilás, IML, Tribunal de Justiça (TJRJ), toda rede de saúde, rede de educação, Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e Secretaria de Direitos da Mulher. O Bem Me Quer Terê funciona no terceiro andar do Prédio do Centro Materno Infantil, na Avenida Lúcio Meira, 375, Várzea, das 8h às 17h.
Maio Laranja
O Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio) foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000. A data é parte da campanha ’Maio Laranja’, que visa conscientizar a população sobre o assunto.
A campanha é uma iniciativa nacional que busca dar visibilidade e sensibilizar sobre o problema. A data é marcada por atividades e eventos em todo o país para conscientizar sobre a importância do combate a essa violência. A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação de direitos humanos e exige medidas de prevenção e combate.
Fotos: Jorge Maravilha