‘Maio Amarelo’: atividades da Secretaria Municipal de Segurança buscam sensibilizar motoristas e pedestres sobre os riscos do trânsito e promover uma direção segura

Em Teresópolis, ações acontecem entre 6 e 31 de maio

Com os objetivos de sensibilizar os motoristas e pedestres sobre os riscos do trânsito e promover uma direção segura, o Programa ‘Maio Amarelo’ terá diversas atividades durante o mês. A abertura acontece na próxima segunda (6/05), às 8h, no Teatro Municipal, na Prefeitura.

O Programa municipal ‘Maio Amarelo’ é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal e se alinha a ações realizadas no Brasil e no Mundo. A iniciativa conta com a parceria da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria Municipal de Educação.

Na programação, palestras nas escolas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; panfletagem em semáforos das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, na Várzea, e Alberto Torres, no Alto; e simulado de acidente de trânsito em Bonsucesso, no 3º Distrito; entre outras ações.

Conscientização no trânsito

O laço amarelo é o símbolo do programa. O laço, porque em todo o mundo, representa movimento e, o amarelo, em virtude de ser a cor de atenção, alerta no trânsito.

Entre os objetivos estão conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortos e feridos em decorrência de acidentes de trânsito; promover debates sobre segurança viária; enfatizar a importância da travessia na faixa de pedestres; e possibilitar a estudantes a situações de vivência no trânsito e conhecimento a respeito de placas e regras de sinalização.
Em 2009, de acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorreram cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países e, aproximadamente, 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

6/05 – Teatro Municipal – Prefeitura

Abertura Oficial Programa ‘Maio Amarelo’ 2019

8/05 – Avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré (Várzea) e Alberto Torres (Alto)

Panfletagem em semáforos e fixação de laços amarelos nos carros