Emitida nesta segunda-feira, 01/06, pela Secretaria Municipal de Saúde, a 5º Nota Técnica COVID-19 recomenda e o Gabinete de Crise, coordenado pelo Prefeito Vinicius Claussen, decide manter, até o dia 8 de junho, a continuidade do 1º estágio de lockdown em Teresópolis.
Será publico em Diário Oficial Eletrônico novo decreto municipal mantendo, até a próxima segunda-feira, a circulação de pessoas e o acesso aos estabelecimentos comerciais autorizados por rodízio de CPF, o uso obrigatório de máscara em locais públicos, o isolamento e o distanciamento social e todas as medidas restritivas para evitar aglomeração.
Deste modo, o cronograma do “Plano de retomada gradual e responsável das atividades econômicas”, que prevê a reabertura de setores, ganha novas datas:
1ª Onda: avaliação prevista para 08/06 para início dia 09/06
Prefeitura; comércio varejista (lojas de rua); prestadores de serviços; restaurantes, lanchonetes e bares; centro comercial; shopping sem atividades coletivas e recreativas.
2ª Onda: avaliação prevista para 22/06 para início dia 23/06
Atividades esportivas ao ar livre, com distanciamento; estúdios de atividades físicas de atendimento individual;
3ª Onda: avaliação prevista para 06/07 para início dia 07/07
Atividades físicas em academias (sem aulas coletivas); cursos de formação, hotelaria (
Última onda: prevista para o 2º semestre
Eventos coletivos; clubes; cinema; teatro; museus; casas de festas e eventos; parques; creches, escolas e faculdades; academias (todas as atividades).
Avaliação e recomendações
A recomendação foi feita após análise de dados e informações epidemiológicas, realizadas entre os dias 20 e 26 de maio, das três métricas determinadas pelo Grupo Condutor do Gabinete de Crise COVID-19: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva disponível, a disponibilidade de materiais, equipamentos e medicamentos necessários para o enfrentamento à pandemia e a análise da Curva de Crescimento de Casos Confirmados da Doença.
No período analisado, a Nota Técnica registrou taxa de 95% de ocupação de leitos der UTI e indicou a ampliação de até 6 novos leitos. A aquisição de materiais e equipamentos foi considerada sob controle, através das compras emergenciais, e foi orientada a aquisição de medicamentos para complementar o tratamento clínico de pacientes. Já a análise diária do crescimento da pandemia no município permanece ascendente, o que embasa a recomendação para a continuidade do 1º estágio de lockdown por mais uma semana.
Confira a 5ª Nota Técnica na íntegra pelo link https://teresopolis.rj.gov.br/