Livro e selo comemorativo marcam comemoração do aniversário do Parque Montanhas de Teresópolis

Parque também participou do movimento nacional ‘Um Dia No Parque’

Para celebrar os 10 anos de criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a sede de Santa Rita, no segundo distrito, ficou movimentada este final de semana. No sábado (20), aconteceu o lançamento do Selo Comemorativo e do livro ‘Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos’, uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e os Correios. Já no domingo (21), a unidade de conservação recebeu uma série de atividades recreativas que integraram o movimento nacional ‘Um dia no Parque’.

O Prefeito Vinicius Claussen abriu a celebração especial e destacou a importância do Parque Montanhas de Teresópolis. “Teresópolis é uma cidade paraíso, com dois importantes parques, um estadual e um federal, e agora consolidando o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Celebrando 10 anos em uma sede lindíssima no segundo distrito em um momento de alegria e de resgate onde Teresópolis cumpre a sua função em preservar o seu maior legado, a natureza”, disse.

Para o secretário de Meio Ambiente, Flávio Castro, a sede Santa Rita é a oportunidade perfeita para a ampliação do turismo de aventura em Teresópolis. “Em 10 anos de história, recebemos cerca de 18 mil visitantes por ano e, em 2019, buscamos atingir 25 mil visitantes com toda uma infraestrutura que vamos proporcionar para o Parque”, ressaltou.

Presente no evento, o presidente do Unifeso, Antonio Luiz Laginestra, pontuou a parceria da instituição. “Especificamente nesta área ambiental, essa parceria foi muito interessante, pois trouxe para a discussão acadêmica a parte ecológica e de preservação da natureza em nosso município. Nossos professores e alunos participaram desse projeto com o Parque de forma brilhante”, concluiu.

Sobre o Livro ‘Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos’

O livro Livro ‘Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos’ conta a história do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e sua importância para a preservação da fauna e da flora. A edição colorida tem a colaboração dos visitantes. Vários frequentadores enviaram imagens e depoimentos, que podem ser conferidos no capítulo intitulado ‘Mural do Visitante’.

‘Um dia no Parque’

No domingo (21), a sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis recebeu escaladores, montanhistas e famílias no movimento nacional “Um Dia no Parque”. Um movimento de incentivo à visitação nas Unidades de Conservação com a proposta de oferecer atividades diferenciadas e proporcionar aos visitantes maior contato com a natureza e a biodiversidade.

Slackline, muro de escalada e trilhas foram algumas das atividades proporcionadas pelo Parque e pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As trilhas guiadas foram a “Trilha do Jacu” e a “Trilha Pedra Alpina”, inaugurada neste fim de semana, visitantes às alturas para apreciar uma bela vista das montanhas de Teresópolis.

Além disso, os visitantes puderam conhecer mais sobre escalada e montanhismo através das palestras, oficina e exposição de fotos e materiais do segmento esportivo. Teve também exposições sobre escalada e montanhismo que contaram com a participação do Centro Excursionista Teresopolitano e com a Climb Center. A iniciativa pretende incentivar a visitação, o montanhismo e escalada nas áreas do Parque e entorno e aproximar pessoas as Unidades de Conservação da natureza. Mais de 200 pessoas passaram pelo local durante o movimento nacional ‘Um Dia No Parque’.

Serviço Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Sede Santa Rita

Endereço: Estrada Fazenda Alpina, s/nº, em Santa Rita (Km 74 da Rodovia BR-116 – Estrada Rio-Bahia)

Funcionamento: terça a domingo