‘Limpa Rio’ começa pelo Rio Príncipe, na Posse

Prefeito Vinicius Claussen recebe o secretário estadual de Ambiente, Altineu Côrtes, pede a demolição de imóveis da época da tragédia e espaço para projeto de recursos a fim de solucionar o aterro sanitário

Começou nesta terça-feira, 21, a limpeza e desassoreamento do Rio Príncipe, na Posse. É o programa ‘Limpa Rio’, do Governo do Estado, anunciado pelo Governador Wilson Witzel em outubro do ano passado.

Nesta quarta-feira, dia 22, o Prefeito Vinicius Claussen recebeu o secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, agradeceu o início do ‘Limpa Rio’ e entregou ofícios com importantes demandas ambientais de Teresópolis. Uma delas é a retomada das demolições de 1.946 imóveis, nas áreas urbana e rural, demarcados desde a tragédia de 2011. Outro pedido foi espaço para que o Município apresente projeto e receba recursos, a fim de executar medidas de remediação e solução para o aterro sanitário, no Fischer.

“Por determinação do Governador Witzel, vamos atender Teresópolis em todas as demandas encaminhadas ao Governo do Estado. O Prefeito Vinicius Claussen vai contar com minha ajuda pessoal para destravar assuntos importantes nas questões de demolições e do aterro sanitário”, garantiu o secretário estadual Altineu Côrtes.

Para o Prefeito Vinicius Claussen, o trabalho conjunto do município com o Governo do Estado tem rendido bons resultados para Teresópolis. “O Governador Wilson Witzel está sempre disposto a colaborar com a execução dos projetos da nossa gestão e agradecemos, em nome da população. Temos várias iniciativas em benefício do município e essa parceria está cada vez mais fortalecida”, pontuou o Prefeito.

O encontro foi acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e de Defesa Civil, Flavio Castro, pelo subsecretário de Defesa Civil, Albert Andrade, e pelo assessor Leonardo Maia, da Secretaria de Estado.

Limpeza de rios

Com investimento de R$ 4,4 milhões, recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM, a determinação é que a dragagem dos rios, na cidade e no interior, seja realizada pelo período de um ano em Teresópolis. O objetivo é aumentar a vazão da água em período de chuva forte e evitar transbordamentos.

“Enquanto o Estado atende os rios Príncipe – na Posse, Triunfo e Caetés – no Caleme e Parque do Imbuí, e os afluentes no 2º e 3º Distritos, a Prefeitura colabora limpando córregos e cursos d’água nos bairros Quinta Lebrão e Albuquerque. No centro da cidade, o Paquequer teve a calha limpa no ano passado e o serviço será retomado no período de seca”, explicou Flavio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente.

Aterro sanitário

Outro pedido apresentado foi o de abertura de espaço para que a Prefeitura possa apresentar projeto ao FECAM, a fim de que o município receba recursos do Fundo Estadual para algumas medidas de remediação e solução para o aterro sanitário, no Fischer, cuja vida útil expirou em 2016 e que vem funcionando por força de liminar desde 6 de março de 2018.

Um dos projetos é de custeio do transbordo do lixo produzido por Teresópolis para aterros sanitários licenciados de municípios vizinhos. Outro é o de solicitação de recursos para aquisição de outra área visando a instalação de novo aterro sanitário, com tratamento moderno e transformação dos resíduos sólidos em biocombustível, fonte de renda e geração de empregos para o município.

Coleta seletiva

A Prefeitura, através da Secretaria de Meio ambiente, pretende implantar, em fevereiro, o programa ‘Recicla Terê’, de coleta seletiva, com a instalação de 19 ecopontos pela cidade e o uso de um caminhão baú para recolhimento desse material. “Estamos adquirindo um galpão, em Três Córregos, para a operacionalização do programa, em parceria com a associação de catadores. Também está em processo de aquisição um equipamento para triturar material de construção civil. São medidas para aumentar a sobrevida do aterro, enquanto trabalhamos para concretizar soluções definitivas”, relatou o Prefeito Vinicius Claussen.