A Lei Municipal de Inovação de Teresópolis (3.811/2019) completa cinco anos de criação nesta terça-feira, 12 de novembro de 2024. De autoria do Executivo, assinada pelo Prefeito Vinicius Claussen, a lei estabelece medidas de incentivo às atividades de ciência, de tecnologia, de inovação e de empreendedorismo, realizadas pelas organizações públicas e privadas e cidadãos que trabalham unidos para o desenvolvimento científico e tecnológico do município.
“A aprovação da Lei de Inovação foi um marco para Teresópolis. Desde a sua criação, ela contribui para estimular novos projetos, startups e empregos no setor de tecnologia, que é uma vocação do município”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que a lei também criou o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, órgão permanente de participação direta da Comunidade Científica, da Administração Municipal, o Poder Legislativo e entidades representativas de categoria econômica ou profissional.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, destaca que o Marco legal da Inovação apresenta em suas diretrizes a melhoria dos serviços públicos nas áreas de vocações do Município: Agricultura (Agritech), Educação, novas práticas de gestão pública (Govtech) e Turismo. “O marco legal da inovação no município trouxe importantes avanços na promoção e desenvolvimento científico e tecnológico, além de abrir portas para a inovação, o empreendedorismo, a autonomia tecnológica, e o desenvolvimento econômico, social, além de contribuir significativamente para a melhor qualidade de vida”.
Pimentel frisa a grande transformação digital no setor público, o incentivo às ideias inovadoras através de editais de fomento, a regulamentação do SandBox, a consolidando o marco legal das startups, a modernização tecnológica dos serviços ao cidadão, a gestão e proteção de dados no município são conquistas que só foram possíveis porque o Prefeito Vinicius Claussen acreditou no potencial da sua equipe e não mediu esforços para que o sucesso fosse alcançado.