Você está visualizando atualmente ‘Junho Violeta’: Idosas integrantes do CRAS Alto participam de roda de conversa sobre conscientização e prevenção da violência contra a pessoa idosa

Um grupo de idosas integrantes das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Teresópolis, participaram, nesta segunda-feira, 17, de uma roda de conversa sobre a conscientização a respeito da prevenção da violência contra a pessoa idosa. O encontro ocorreu em espaço do CRAS e fez parte da campanha ‘Junho Violeta’, promovida pela Prefeitura de Teresópolis através da SMASDH.

Durante o evento, a equipe técnica do CRAS (o psicólogo Márcio Domingues e a coordenadora Nívia Regina Canto) compartilhou informações sobre o tema, detalhando os tipos de violência e sinais de alerta sobre possíveis violações mais recorrentes com os idosos. De acordo com Márcio Domingues, este encontro teve como objetivo principal refletir sobre as diversas formas de violência presentes no cotidiano de alguns idosos. “A roda de conversa possibilitou o esclarecimento de dúvidas e orientou sobre os canais de denúncia e atendimento”, comentou. Já a coordenadora Nívia Regina Canto alertou que a violência contra os idosos não pode ser banalizada. “Por isso, os canais de denúncia e atendimento estão à disposição da população”, reforçou.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – lembrado a todo dia 15 de Junho e ponto alto do ‘Junho Violeta’ – foi instituído em 2006 e reconhecido oficialmente em 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de desenvolver uma consciência mundial, social e política, contra esse ato criminoso e covarde. Por isso, no mês de junho, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e privados, profissionais e simpatizantes unem esforços para potencializar as ações e informações sobre a causa.

O CRAS Alto planeja realizar ações de reforço sobre o tema ‘Junho Violeta’ junto às usuárias participantes das oficinas regulares, onde se trabalha o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – o principal oferecido pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ao final de cada ação, será disponibilizado o Estatuto da Pessoa Idosa.