Jovens de baixa renda podem aprender como ter o próprio negócio em curso à distância oferecido através da Prefeitura

Compartilhar:

De acordo com o IBGE, uma das formas de superar o desemprego é abrir o próprio negócio, especialmente para pessoas sem as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho. Pensando nesse público, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, da Prefeitura de Teresópolis, busca projetos que permitam ao jovem ter acesso ao primeiro emprego ou inserir-se na economia formal. Um desses projetos é o ‘Inova Jovem’, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

O ‘Inova Jovem’ é um projeto voltado à juventude que sonha em mudar de vida por meio do empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio. Ele é disponibilizado em aulas de ensino a distância (EAD) através da metodologia by necessity, formulada pela Agência Besouro, que tem como foco o micro e o pequeno empreendedor.

As vagas serão destinadas prioritariamente para jovens empreendedores de 18 a 29 anos e as inscrições através do e-mail [email protected] poderão ser feitas até o dia 17 de abril. Pessoas com mais de 29 anos poderão fazer o curso, caso as vagas não sejam preenchidas por jovens na faixa etária prioritária.

Os jovens inscritos e selecionados receberão logins e senhas para que tenham acesso a todo o material de capacitação do ‘Inova Jovem’, em sua versão digital. Serão disponibilizadas apostilas de empreendedorismo em dez etapas, e dez vídeos explicando o passo a passo de cada etapa. Além disso, o aluno também terá acesso a cinco e-books complementares que apresentam dicas para empreender e como realizar vendas por meio das redes sociais.

O ‘Inova Jovem’ está embasado no artigo 14, do Estatuto da Juventude, que determina que é direito do jovem a profissionalização, o trabalho e a renda, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, adequadamente remunerado e com proteção social. Para tanto, devem ser adotadas políticas públicas voltadas para a promoção do trabalho para a juventude, como pretende este projeto, com o objetivo de cumprir o inciso V do artigo 15, da mesma lei – “adoção de políticas públicas voltadas para a promoção do estágio, aprendizagem e trabalho para a juventude”.

O projeto pretende auxiliar no combate à violência estimulando a autonomia financeira dos jovens. O objetivo é reduzir os índices de violência, pobreza e desigualdade, com ações de empreendedorismo e geração de renda.

CALENDÁRIO:
– Período de Inscrições: 08 a 17/04
– Local de Inscrição: https://is.gd/G4XtCL
– Divulgação da lista de aprovados: 24/04
– Para dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo email: [email protected]