IPTU 2016: boleto poderá ser impresso através do site da Prefeitura a partir do dia 1º

Cota única paga em janeiro terá desconto especial de 20%

Teresópolis, 28 de dezembro de 2015 – A partir do dia 1º de janeiro, os contribuintes poderão imprimir o boleto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2016 através do site institucional –www.teresopolis.rj.gov.br. A estimativa da Secretaria Municipal de Fazenda é que os carnês comecem a ser distribuídos a partir do dia 11 de janeiro no estande montado no 1° piso da Prefeitura. O contribuinte que estiver em dia com o pagamento do imposto terá um desconto de 20% caso quite o tributo em cota única até o dia 31 de janeiro.

Os carnês também são entregues pelos correios aos contribuintes que solicitam essa facilidade à Prefeitura. Além disso, funcionários municipais entregam os carnês em condomínios e edifícios residenciais no centro da cidade.

Não houve aumento real no IPTU, apenas atualização de valores. O percentual de 9,49% corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os meses de setembro de 2014 a setembro de 2015.

Descontos para cota única

Existem três faixas de desconto para quem quitar o imposto em cota única: de 20%, 15% e 10%. O proprietário que está em dia com os exercícios anteriores, e que decidir pagar o IPTU em cota única até o dia 31 de janeiro, garantirá desconto especial de 20%. Para quem possui débito, o desconto cai para 15% no caso de cota única quitada até o dia 31. Já quem preferir pagar o imposto à vista até o dia 29 de fevereiro terá redução de 10%.

Para facilitar a vida do contribuinte, a partir do dia 1º de janeiro a Prefeitura disponibilizará em seu site, no endereço www.teresopolis.rj.gov.br, o boleto para quitação da cota única do IPTU. Para acessar, basta entrar no endereço mencionado, localizar o banner ‘IPTU 2016’ e clicar na opção clique aqui. Em seguida, é só preencher o número de matrícula do imóvel, disponível em carnês de anos anteriores, para imprimir o boleto.

O IPTU 2016 poderá ser pago nas agências bancárias e nas casas lotéricas da cidade ou nos caixas da Secretaria de Fazenda – no prédio da Prefeitura.

Informações podem ser obtidas no setor de Tributos Imobiliários da Secretaria de Fazenda pelo telefone (21) 2742-3352, ramal 219, de segunda a sexta, das 12h às 18h, ou pelo e-mail da Dívida Ativa: [email protected].