Entra em vigor neste domingo, 2 de fevereiro, a integração do transporte coletivo de Teresópolis. É o ‘Integra Terê’ – Sistema Integrado de Transporte Público e Mobilidade Urbana. Criado pelo Decreto Municipal 5.240/2020, o programa institui o cartão de integração de bilhetagem eletrônica e permite que os usuários de ônibus e micro-ônibus, das linhas urbana e rural, tenham direito a fazer a primeira viagem, mais três transbordos (troca de ônibus) em um único sentido, pagando apenas uma tarifa em um período de até duas horas.
Na área rural, passageiros que hoje pagam R$ 5,30 já terão reduzida a passagem para R$ 4,40 neste domingo. Já na área urbana, até 15 de fevereiro, o preço da passagem permanecerá em R$ 4. Do dia 16 em diante, o valor passará para R$ 4,40, e todo o município terá tarifa única.
O passageiro que já tem o cartão do ônibus não precisa trocar de cartão, assim como idosos e estudantes. Quem não tem o cartão, pode adquirir na loja da RioCard Mais Teresópolis, localizada na Avenida Feliciano Sodré, 579, na Várzea, na Rodoviária com agentes da empresa do cartão e em outros pontos da cidade e no interior. O valor de cartão é de 3 reais, reembolsáveis em caso de devolução, que podem ser pagos no débito ou em dinheiro. A carga mínima é no valor de 1 passagem, sendo assim no ato da compra o passageiro pagará, no mínimo, os R$ 3 do cartão mais R$ 4,40 de uma passagem. A lista de pontos de venda e de recarga está disponível no site www.integratere.teresopolis.rj.gov.br e nos canais digitais da Prefeitura de Teresópolis nas redes sociais.
Benefícios:
O projeto Integra Terê visa benefício social, igualdade de oportunidades, acessibilidade, mobilidade e custo para toda Teresópolis. Aumenta-se também a empregabilidade de quem mora em bairros mais distantes, que enfrenta dificuldades para encontrar emprego em função do valor alto da passagem. Para quem usa apenas uma passagem, também há vantagens, uma vez que se beneficiará com menor tempo de espera, com mais oferta de horários, com a possibilidade de descer do ônibus para resolver alguma questão, pegar outro e não pagar mais uma passagem, entre outros ganhos. Até mesmo quem usa seu próprio transporte será beneficiado com mais fluidez no trânsito, ganhando tempo.
“Um só Município, totalmente integrado! É isso que vamos conquistar com o Integra Terê. E não se trata apenas da economia no bolso de quem usa duas ou mais linhas e para a população do interior que terá a passagem reduzida em R$ 0,90 centavos. Com o Integra Terê o ganho é coletivo. Ganha quem vai esperar menos no ponto, quem vai ter mais chances para conquistar um emprego, quem vai ter viagens encurtadas e até quem não usa transporte, mas que enfrentará menos engarrafamentos, por exemplo. Estamos tirando Teresópolis do atraso, encarando de frente os desafios que precisam ser superados no nosso município para que tenhamos uma Teresópolis mais acessível, justa e com mais oportunidades para todos”, comenta o Prefeito Vinicius Claussen.
Sistema tronco-alimentador:
O Sistema “Tronco-Alimentador” que será adotado consiste na implantação de pontos de integração em locais estratégicos do município. Nesse formato, existe uma linha principal (troncal) que faz a ligação Centro – Ponto de integração, com maior oferta de horários. Nos pontos de integração acontece a conexão entre as linhas troncais e as linhas alimentadoras, que fazem distribuição dos passageiros nos bairros da região. Dessa forma ocorre a condensação em uma linha principal e diminui a quantidade de ônibus circulando na região central. O Integra Terê conta também com linhas circulares pelos bairros.
Nove troncais farão a ligação dos pontos de integração com o Centro:
No Integra Terê, há 9 linhas troncais, que partem dos pontos de integração nas principais regiões do município em direção ao centro.
Troncal 100 / Pessegueiros: a linha parte do ponto de integração localizado na BR-116, Km 68, perto da Igreja Católica. No total, 8 linhas do segundo distrito integram nesta troncal:
101 | Parque Pessegueiros | Pessegueiros |
102 | Santa Rita | Pessegueiros |
103 | Andradas | Pessegueiros |
104 | Cruzeiro | Pessegueiros |
105 | Providência | Pessegueiros |
106 | Vila do Pião | Pessegueiros |
107 | Água Quente | Pessegueiros |
108 | Brejal | Pessegueiros |
Troncal 200 / Imbiú: a linha parte da Rua Fernando Leal, no centro do bairro do Imbiú. No total, 4 linhas alimentadoras integram no ponto:
201 | Prates | Imbiú |
202 | Fazenda do Badú | Imbiú |
203 | Sebastiana | Imbiú |
204 | Vale Alpino | Imbiú |
Troncal 300 / Vargem Grande: a linha parte da RJ 130, km 12, próximo ao posto da PM e recebe passageiros de 7 alimentadoras:
301 | Condomínio | Vargem Grande |
302 | Boqueirão | Vargem Grande |
303 | Parque das Rosas | Vargem Grande |
304 | Serrinha | Vargem Grande |
305 | Mottas | Vargem Grande |
306 | Vieira | Vargem Grande |
307 | Lúcios | Vargem Grande |
Moradores de Albuquerque integram no ponto de integração localizado na RJ-130, km 6, podendo integrar tanto na Troncal 200 (Imbiú) como na 300 (Vargem Grande), uma vez que as duas passam no local. As linhas alimentadoras são:
601 | Varginha | Albuquerque |
602 | Canoas | Albuquerque |
603 | Prata dos Aredes | Albuquerque |
604 | Três Marias | Albuquerque |
605 | Vale São Fernando | Albuquerque |
Troncais 400 e 400A / Fonte Santa: As linhas saem da rua Avelino Machado Bastos (ao lado do coreto) em direção ao Centro.
A 400 A segue da Fonte Santa para a Rodoviária passando pelo Vale do Paraíso. Nela integram as alimentadoras que vêm de 404 Arrieiro e 405 Fischer. Já a 400 vai para Centro via Quinta Lebrão, recebendo os passageiros da alimentadora 401 Quinta Lebrão.
401 | Quinta Lebrão | Fonte Santa |
404 | Arrieiro | Fonte Santa |
405 | Fischer | Fonte Santa |
IMPORTANTE: Não é preciso ir até a Fonte Santa para embarcar na troncal 400 em direção ao Centro. O passageiro da Quinta Lebrão pode integrar na linha em qualquer ponto ao longo do caminho, no ponto de ônibus que já é de seu costume.
Troncal 500 / Ponte do Imbuí: A troncal tem dois pontos de integração.
No ponto da Praça da Barra, integram os passageiros de 7 alimentadoras:
501 | Rua Guandú | Barra |
502 | Jardim Pimenteiras | Barra |
503 | Jardim Pinheiros | Barra |
504 | Quebra Frascos | Barra |
505 | Espanhol | Barra |
506 | Jardim Feo | Barra |
No ponto da Ponte do Imbuí, integram na linha 500 os passageiros das alimentadoras:
510 | Caleme | Ponte do Imbuí |
511 | Cambucá | Ponte do Imbuí |
512 | Parque Imbuí | Ponte do Imbuí |
513 | Campo Grande | Ponte do Imbuí |
514 | Salaco | Ponte do Imbuí |
515 | Granja Florestal | Ponte do Imbuí |
516 | Salaquinho | Ponte do Imbuí |
IMPORTANTE: Não é preciso ir até a Barra para embarcar na troncal 500. O passageiro pode integrar na linha em qualquer ponto ao longo do caminho. Por exemplo, pode descer da alimentadora no ponto em frente à ponte do Féo e aguardar ali mesmo a chegada da linha troncal.
Troncal 700 / Meudon x Rodoviária:
A linha tem início no ponto de integração localizado no shopping da Rua Melvin Jones, no Meudon. Integram na linha os passageiros das seguintes linhas:
701 | Coreia | Meudon |
702 | Dorvalino | Meudon |
703 | Rua G | Meudon |
704 | Vale da Revolta | Meudon |
Trocal 800 / Alto x Várzea (via Casa de Saúde):
O ponto de partida da troncal 800 é atrás da feirinha do Alto, na Rua Alfredo Rebelo Filho. Integram nesta linha passageiros de 8 alimentadoras:
801 | Fátima | Alto |
802 | 40 Casas | Alto |
803 | Comary | Alto |
804 | Soberbo | Alto |
805 | Pedreira | Alto |
806 | Granja Guarani | Alto |
807 | Parque Ingá | Alto |
808 | Cascata dos Amores | Alto |
Troncal 900 / Alto x Rodoviária (via São Pedro):
Também partindo do ponto de integração atrás da feirinha, a linha 900 segue para a Rodoviária via São Pedro, passando por Santa Cecília, Barroso e Rosário.
No sentido Rodoviária x Alto, também recebe passageiros das seguintes alimentadoras no ponto da Praça dos Expedicionários:
901 | Granja Primor | São Pedro |
902 | Pimentel | São Pedro |
903 | Morro do Perpétuo | São Pedro |
904 | Bairro dos Funcionários | São Pedro |
905 | Fileuterpe | São Pedro |
IMPORTANTE: As linhas acima (901 a 905) são circulares para a Rodoviária, não sendo necessária baldeação na Praça dos Expedicionários para acesso ao Centro.
CIRCULARES COMPLETAM O SISTEMA:
Linhas circulares entre bairros também foram criadas e fazem parte da integração:
C1 | Bairro dos Artistas | Morro dos Pinheiros |
C2 | Parque São Luiz | Castelinho |
C5 | Agriões / Taumaturgo | Rodoviária |
C3 | Fazendinha / Morro do Tiro | Rodoviária |
C4 | Beira Linha | Rodoviária |
C6 | Jardim Serrano / Corta Vento | Rodoviária |
C7 | Vila Muqui / Paineiras | Barra |
402 | Fazenda Ermitage | Várzea (via Reta) |
403 | Tijuca | Várzea (via Reta) |
406 | Jardim Meudon | Ermitage (Sakurá) – Via Tijuca |
Trajetos das linhas disponíveis também no site do Integra Terê: www.integratere.teresopolis.rj.gov.br. Informações de linhas, trajetos e horários também estarão em breve disponíveis no aplicativo “Vá de Ônibus”.