Você está visualizando atualmente Inscrições para curso ‘Valores Olímpicos para a Vida’, do COB, terminam nesta terça, 29

Capacitação 100% online e gratuita é voltada para equipes gestoras e professores das redes pública e particular

Terminam nesta terça-feira (29), às 12h, as inscrições para o curso ‘Valores Olímpicos para a Vida’ (VOV), promovido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que será realizado em Teresópolis. Com aula inaugural na próxima quarta-feira (30), o acordo de cooperação técnica para a vinda da capacitação para o município foi assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen.

O público-alvo do curso, 100% online e gratuito, são equipes gestoras e professores de todas as disciplinas, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das escolas públicas e particulares. Para se inscrever: https://bit.ly/COB-transforma ou https://bit.ly/3qgJNII

A iniciativa faz parte do Transforma, programa de promoção dos valores olímpicos do COB, que utiliza o esporte como ferramenta essencial para o desenvolvimento da criança e do adolescente. O curso tem início no dia 5 de julho. Os objetivos principais do curso são oferecer capacitação sobre o Movimento Olímpico, especialmente os valores olímpicos, e desenvolver habilidades socioemocionais importantes, que contribuem para a educação integral.

‘Valores Olímpicos para a Vida’

O curso ‘Valores Olímpicos para a Vida’ (VOV) tem carga horária de 36h, é totalmente online e gratuito. A capacitação inclui quatro módulos. O primeiro é sobre o ‘Movimento Olímpico’. Nesse módulo é apresentada a história dos Jogos e sua relação com a educação. Além disso, são propostas atividades para todos os segmentos e disciplinas, de modo que os professores possam atuar de maneira integrada.

Já os módulos seguintes são norteados pelos valores olímpicos de amizade, excelência e respeito. São apresentadas algumas habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Entre os módulos, destaque para ‘Valores Olímpicos’, que tem como objetivo geral relacionar os valores olímpicos a habilidades socioemocionais e proporcionar ferramentas para o desenvolvimento das mesmas; estimular nos participantes o autodesenvolvimento dessas habilidades para que, posteriormente, sejam levadas aos alunos.

A conceituação das habilidades socioemocionais refere-se à empatia, senso de sustentabilidade, responsabilidade, solidariedade, cooperação, comunicação interpessoal, inteligência emocional, autonomia, resiliência etc.

O conteúdo programático inclui os seguintes temas: ‘Como eram os Jogos Olímpicos na Antiguidade’; Símbolo Olímpico’; Características e elementos dos Jogos Olímpicos’; ‘Os Jogos Olímpicos da Era Moderna’; e ‘O time Brasil nos Jogos Olímpicos’.