Incêndio obriga Prefeitura a fechar Parque Municipal por 10 dias

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi parcialmente destruído por um incêndio na noite desta segunda, 13. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o incêndio aconteceu na área da subsede da Pedra da Tartaruga, devastando uma área aproximada de 30 mil metros quadrados.

O incêndio começou por volta das 18h desta segunda, 13, sendo necessária ação de funcionários da unidade e de bombeiros até às 7h da manhã desta terça, 14, para extinguir as chamas. O fogo atingiu a vegetação em rocha, queimando algumas espécies raras, como bromélias e orquídeas, a trilha e o cume da Pedra do Camelo.

A estrutura de captação e distribuição de água para o funcionamento da unidade de conservação também foi danificada, prejudicando o abastecimento de água nos banheiros e nas trilhas, por isso, o parque ficará fechado nos próximos 10 dias para os reparos necessários.

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que o incêndio ocorreu num dia de inverno, ou seja, com temperatura amena, e em horário noturno. Assim, a conclusão é de que as chamas foram provocadas por ação humana, quer seja para queimar lixo ou para destruição intencional da mata.

A Secretaria informa que está apurando o ocorrido e que, se o responsável pelo incêndio for identificado, será multado e será encaminhada denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE/RJ) para inquérito e posterior ação judicial.

O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, tendo funcionários nas áreas da sede de Santa Rita e na subsede da Tartaruga durante este período.

O Parque Municipal

Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem uma área de 4.397 hectares. Abrange parcialmente alguns bairros, entre eles: Caleme, Posse, Salaco e Campo Grande – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.