O Hemonúcleo Municipal completa 19 anos de criação nesta sexta, 27. Para comemorar a data, equipe do setor serviu café da manhã com bolo de aniversário aos doadores do dia.
Doador desde a criação do banco de sangue, o aposentado Sérgio Fidélis se preocupa com o outro. “Tem sempre alguém precisando, seja um familiar, amigo ou mesmo uma pessoa que a gente não conheça. O importante é fazer o bem ao próximo”.
Com uma média de 200 doações mensais, o Hemonúcleo de Teresópolis atende o município e as cidades vizinhas de Guapimirim, e São José do Vale do Rio Preto, auxiliando eventualmente hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro.
Durante o ano, são feitas algumas ações para captar doadores, porém, o ideal é ter de 20 a 30 doações por dia. Freitas “A gente sempre tem uma boa demanda de doadores, a população de Teresópolis é muito solícita. Os tipos sanguíneos com maior demanda são o O+ e O- (universal), mas é importante ter estoque de todos os tipos”, explicou a hemoterapeuta Natália Freitas, responsável técnica da unidade.
Seja um doador de sangue
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos. Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. O limite de idade para a primeira doação é 60 anos; quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto.
Para fazer a doação é preciso apresentar documento de identidade com foto, estar bem alimentado, ter dormido bem, não ter consumido gordura nem ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes.
O Hemonúcleo de Teresópolis fica localizado na Rua Francisco Sá, 299, anexo ao Centro de Saúde da Várzea. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Informações pelo telefone 3641-5872.
Fotos: Jorge Maravilha