Compartilhar:

VÁRZEA PALACE HOTEL | Rota Cultural

Várzea Palace Hotel

Com construção iniciada em 1911, o Várzea Palace Hotel foi inaugurado em 1918 pelo imigrante português Coronel Sebastião da Fonseca Teixeira, conhecido como Teixeirinha, que viria a ser o segundo prefeito de Teresópolis, em 1914.

Exuberante, com dois pavimentos, foi o primeiro hotel da Várzea e seu estilo arquitetônico tem influência da art-deco e da art-nouveau.

Integrando o conjunto da Praça Baltasar da Silveira, com seus jardins e fachada branca com acabamento em vermelho, o Várzea Palace Hotel viveu seu auge entre as décadas de 1920 e 1940. Neste período, passou por duas ampliações: a primeira em 1924 e a segunda em 1942, quando ganhou um luxuoso cassino, que funcionou com sucesso, recebendo a alta sociedade teresopolitana da época.

A partir de 1946, com a proibição dos jogos no Brasil, o hotel perdeu parte de seu glamour, mas garantiu boa movimentação com festas, saraus e suntuosos bailes de carnaval realizados em seus salões, que perduraram até a década de 1970.

Em 1965, com a morte de Teixeirinha, sua esposa – Josinda Marques Teixeira – passou a ser a única administradora do hotel, e deu continuidade ao negócio que, por quase 50 anos, havia gerenciado ao lado do marido. Seus sobrinhos, Custódio, Antônio, Maria Izabel e Maria de Lourdes herdaram o estabelecimento em 1988 e o mantêm em funcionamento até hoje.

 

 

 

No final da década de 1990, o hotel teve suas instalações utilizadas como locação para parte das filmagens do filme brasileiro For All – O Trampolim da Vitória, de 1997. Os vitrais e o mobiliário, característicos da década de 1940, foram fatores determinantes para a escolha do espaço como cenário do longa-metragem.

Em 2006, o hotel abrigou a edição da Chocoserra – Festival do Chocolate de Teresópolis. E em 2007, foi cenário de uma exposição sobre o maestro e compositor Tom Jobim.

Por toda a sua história, o Várzea Palace Hotel foi tombado pela Prefeitura de Teresópolis em 31 de maio de 1999.

Fotos

Endereço

R. Pref. Sebastião Teixeira, 41 – Várzea, Teresópolis – RJ, 25953-200