Desenvolvimento Social participa de capacitação do Governo Estadual para atendimento a migrantes e refugiados em vulnerabilidade

Você está visualizando atualmente Desenvolvimento Social participa de capacitação do Governo Estadual para atendimento a migrantes e refugiados em vulnerabilidade
Compartilhar:

A capacitação é  fruto de uma parceria entre a Coordenação de Migração e Refúgio do Governo do Estado do RJ e a SMDS e será aberta ao público.

Teresópolis sempre acolheu migrantes de toda parte. Aqui, há colônias de Portugal, Líbano, Inglaterra, Itália, Espanha, França, Japão, China, Taiwan, Coréia, etc. Há também migrantes de outros estados e municípios, alguns em vulnerabilidade social extrema, vivendo como Pessoas em Situação de Rua (PSR). De alguns anos para cá, com a guerra civil na Síria, passou-se também a receber refugiados daquele país em conflito no Oriente Médio. O resultado disso tudo foi a necessidade de acolhimento especializado dessas pessoas, com uma política pública de assistência social e direitos humanos.

Diante desse quadro, o Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Rio de Janeiro (secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Saúde), a organização católica Cáritas, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Prefeitura Municipal de Teresópolis estão promovendo o evento “Capacitação e Mutirão de Atendimentos – migrantes e refugiados: conceitos e orientações para atendimentos”, no dia 24 de maio, na cidade.

Realizados pela Coordenação de Migração e Refúgio do Estado do RJ com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Teresópolis – que terá sua equipe capacitada na ocasião –, a capacitação e também o atendimento aos migrantes locais ocorrerão durante a manhã e tarde, das 10h às 17h, no Salão Nobre do CEAC – Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa (Edifício Monsenhor Bennassi, Praça Baltazar da Silveira, nº 65, Várzea). A capacitação e o atendimento serão abertos ao público em geral e não há limite de participantes. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/C4ZumrpAuaKtEHzh8.