Guardas municipais fazem curso de condutores de cães

Segue até o dia 20 de janeiro o 1º Curso de Condutores de Cães da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é a atualização de conhecimentos e o aprimoramento da técnica de condutores. “A capacitação permanente e a reciclagem são necessárias para a eficácia do serviço prestado à população, em colaboração com as forças policiais”, destaca Marcos Antonio da Luz, secretário municipal de Segurança Pública.
Com carga de 100 horas-aula, o curso é realizado na sede da GCM e tem atividades em campo. A parte teórica inclui palestras e instruções sobre os aspectos legais do uso e condução de animais no patrulhamento e cuidados veterinários. No dia 20 acontecerá um treinão e a formatura será realizada no dia 21, na Prefeitura.
As aulas são ministradas por profissionais da Coordenadoria de Recursos Especiais/Polícia Civil, do Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis, por adestradores e veterinário e por instrutores da Guarda Municipal.
A Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis atua desde 2014 em ações conjuntas com a Polícia Militar. “A companhia não possui cães próprios. Trabalhamos com sete animais dos canis Gold K9, K9 e JATI. Os cachorros são treinados e utilizados no patrulhamento, busca de explosivos, armas e drogas, entre outras atividades”, explica Gil Wellington, comandante da GCM.
Os cães também fazem parte do projeto de cinoterapia, trabalho terapêutico implantado pela Guarda Municipal em 2019. Os animais são conduzidos a instituições como asilos e a setores públicos, como o Centro de Assistência Psicossocial e o Centro de Assistência Psicossocial Infanto-Juvenil, onde interagem com idosos, crianças e adolescentes. Dessa experiência costumam ser observados benefícios psicológicos e sociais pelos pacientes e internos.