Grupo de Trabalho avança no plano de ação para a recuperação econômica de Teresópolis

Liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, o GT está desenvolvendo estratégias para ampliar a empregabilidade do teresopolitano e estimular a contratação de mão de obra local, especialmente das pessoas em vulnerabilidade social

O Prefeito Vinicius Claussen reuniu nesta sexta (17) o Grupo de Trabalho “Pra Cima Terê”. Criado pelo executivo, o grupo é uma das ações do Gabinete de Crise para combate aos efeitos econômicos da COVID-19. O objetivo é criar e executar ações que criem oportunidades de trabalho, manutenção das empresas e estímulo ao empreendedorismo em Teresópolis. O Grupo é formado pelas Secretarias Municipais da Prefeitura que atuam em conjunto com a sociedade civil organizada e representantes dos setores econômicos municipais.

O Programa em elaboração pelo grupo, em fase final de planejamento, abrangerá ações que visam aumentar a empregabilidade do teresopolitano, em especial através das contratações e a aquisições do poder público junto a empresas de Teresópolis. Também prevê o estímulo à contratação da mão de obra local, através do SINE, em especial daqueles que, além de cadastrados no Banco de Empregos, estão cadastrados nos CRAS. Serão realizados investimentos em saneamento básico, obras de infraestrutura e de revitalização de equipamentos públicos, tais como praças e áreas de lazer, na cidade e no interior.

Também serão lançadas plataformas digitais que facilitarão o empreendedor na tomada de decisão para o seu negócio, como o Portal do Trabalhador e o Portal do Empreendedor. A intenção do Prefeito é que o consumo aconteça entre os fornecedores e compradores municipais, como por exemplo, no caso da produção agrícola dos segundos e terceiros distritos.

Outro pilar de fortalecimento da economia interna de Teresópolis é o projeto “Compre em Terê”, que visa estimular o mercado consumidor local. Dentre outras ações estão: informe econômicos, cartão da merenda escolar com compra local, disseminação das informações federais e estaduais, fiscalização da prática abusiva de preços, atendimento a setores específicos da econômica.

GOVERNANÇA DO GT:

Como parte integrante da governança estão a ACIAT, CDL, SINCOMÉRCIO, SEBRAE/RJ, FIRJAN, TCVB, Polo Gastronômico, Sindicato Dos Produtores Rurais e o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis, além de representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Energia e Relacionamento Internacional. Essa governança já realizou dois encontros virtuais para avaliação das ações e proposição de ideias.

O Grupo de Trabalho “Pra Cima Terê” atua em conjunto com os grupos de trabalho da Saúde e de Desenvolvimento Social, monitorando as ações de combate à pandemia, com constante avaliação das restrições sociais necessárias até que haja a retomada gradual da atividade de econômica.

“Estamos sensíveis ao momento delicado que a economia mundial vem enfrentando. A saúde da população está em primeiro lugar, mas precisamos nos preparar para a retomada da economia local assim que as avaliações técnicas e científicas da nossa curva de contágio pelo coronavírus apontarem para essa possibilidade. Por isso, estamos nos preparando para implementar ações de execução imediata que permitam recuperar a economia o mais rapidamente possível”, comenta o Prefeito Vinicius Claussen.