Grêmio Musical Paquequer na Semana da Música

Grêmio Musical Paquequer na Semana da Música
Projeto Mulheres em Ação, do Grêmio Musical Paquequer, atração da Semana da Música, na Calçada da Fama

Mulheres e meninos em ação

Em nova atividade pelos 125 anos de Teresópolis, a Secretaria de Cultura
apresenta o Coral Grêmio Musical Paquequer na Semana da Música

“São 102 anos de música e arte em Teresópolis, esta cidade linda, maravilhosa e abençoada por Deus”, definiu a maestrina e tecladista do Grêmio Musical Paquequer, Sônia Bruno. No grêmio desde 1981, Sônia foi regente e apresentadora do projeto Mulheres em Ação, que se apresentou nesta quinta-feira, dia 14, na Calçada da Fama, pela Semana da Música.

De 11 a 16 de julho, como parte das comemorações pelos 125 anos da emancipação de Teresópolis, várias atividades musicais e artísticas vêm animando os cidadãos que passam e param em frente ao palco montado pela Secretaria Municipal de Cultura no local, sempre das 15h às 16h.

Eram 10 cantores, contando com Sônia, e quatro músicos mirins que se apresentavam pela primeira vez, em público, regidos pelo coordenador de aulas Isaac Cipriano. “No meio da rua, para o povo, pela primeira vez? Que coragem!”, comentou o Secretário de Cultura, Márcio de Paula, impressionado com os meninos que tocaram quatro músicas — uma delas, a 9ª Sinfonia de Beethoven — com desembaraço, em seus violinos e flautas.

Antes, o coral do projeto Mulheres em Ação desfilou um repertório de canções populares, antigas e modernas, incluindo o bolero “Relógio”, de Roberto Cantoral, que fez muito sucesso nas serestas brasileiras e nos shows de cantores como Altemar Dutra por várias décadas.

“É Preciso Saber Viver” e “Meu Pequeno Cachoeiro”, de Roberto e Erasmo Carlos; “Coração de Papel”, de Sérgio Reis; “Mulher Brasileira”, de Benito Di Paula; “Sozinho”, de Caetano Veloso; “Um Dia de Domingo”, de Sullivan e Massadas (imortalizada por Tim Maia); “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa e outros sucessos juntaram gente e fizeram o povo cantar. Ao final, mais uma leitura original do “Hino a Teresópolis”. Deus abençoou.

Grêmio Musical de Utilidade Pública

Hoje formado, em média, por 25 cantores e músicos, o Grêmio Musical Paquequer foi fundado por José Teixeira Guimarães, o primeiro alpinista a escalar o Dedo de Deus, em 24 de maio de 1914. Considerado Serviço de Utilidade Pública do Município, nos anos 80 a banda recebeu vários prêmios.

O grêmio funciona também como Ponto de Cultura desde novembro de 2010, oferecendo aulas de canto, coral, violino, violão e flauta doce para 120 jovens estudantes de escolas públicas, moradores de comunidades pobres e com baixa renda familiar.

A Semana da Música segue nesta sexta, 15, com apresentação de Tony Rezende e Banda, e será encerrada no sábado, 16 de julho, com performance da Equipe de Teatro Iktus, da Casa de Oração Central (Pastor Marcos Santana).

Foto: Divulgação
Legenda: Projeto Mulheres em Ação, do Grêmio Musical Paquequer, atração da Semana da Música, na Calçada da Fama

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: