A Prefeitura de Teresópolis está se preparando para a transformação digital que o setor público atravessa nas esferas estadual, federal e municipal. O novo Portal da Prefeitura pretende se tornar uma plataforma de serviços digitais oferecidos não só aos cidadãos como também para turistas, servidores e também para pessoas que queiram investir em Teresópolis. O Portal foi desenvolvido internamente pela Prefeitura, sem custos ao contribuinte, por meio da equipe de TI da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia em parceria com a Assessoria de Comunicação Social. Acesse e confira as novidades: www.teresopolis.rj.gov.br
”Além de oferecer os serviços com a qualidade que a população merece, o novo Portal reflete o momento que começamos a viver em Teresópolis: uma Prefeitura mais moderna, eficiente e transparente’’ destaca o Prefeito Vinicius Claussen.
Novas funcionalidades
”Este projeto está sendo desenvolvido há cerca de 4 meses pelo time da Secretaria de Ciência e Tecnologia e segue a visão do Prefeito Vinicius Claussen em tornar Teresópolis referência em governo digital. O novo Portal foi desenvolvido com alto padrão de qualidade, o que irá garantir mais velocidade e agilidade no acesso, dispõe de ferramentas de acessibilidade e também possui melhor otimização para os mecanismos de busca, segundo avaliação da ferramenta lighthouse report viewer do Google’’, afirma Daniel Miranda, Analista de TI da Prefeitura e líder do projeto.
Mais simples, estável e ágil: todo o design e a estrutura do novo Portal foram pensados a partir de um conceito de simplicidade, com objetivo de facilitar a vida dos cidadãos, utilizar menos dados e tornar o acesso mais rápido. O Portal também segue todas as normas de acessibilidade.
Mais amigável para acessos vindo de dispositivos móveis: O novo Portal foi desenhado utilizando padrões de usabilidade que privilegiam os acessos feitos a partir de dispositivos móveis, que correspondem há mais de 67% dos acessos.
Possibilidade de instalação do Aplicativo do Portal: Com essa nova funcionalidade o cidadão poderá receber atualizações e notícias da Prefeitura através das ”notificações push’’ em seu dispositivo, além de ter o acesso facilitado através de um atalho na área de trabalho do seu telefone.
Desde 2018, a Prefeitura está investindo para introduzir o conceito de governo digital e melhorar os serviços para o cidadão. Neste período, foram contratadas novas aplicações, sistemas, além da aquisição de novos equipamentos e modernização da infraestrutura. Em 2020, a Prefeitura passou a contar com uma nova infraestrutura de serviços na nuvem (cloud). Somente em 2021 foram 248.145 mil usuários únicos e 2.250.603 visualizações.
O próximo passo é a conclusão da Estratégia de Governo Digital da Prefeitura 2022/2024, chamada de TerêGovDigital, e que segue em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.