Governador Cláudio Castro confirma ao Prefeito Vinicius Claussen início de obras em Teresópolis

Você está visualizando atualmente Governador Cláudio Castro confirma ao Prefeito Vinicius Claussen início de obras em Teresópolis
Compartilhar:

Despachando de seu Gabinete Itinerante em Teresópolis nesta segunda-feira, 11/01, quando se completam 10 anos da tragédia das chuvas na Região Serrana, o Governador em Exercício Cláudio Castro confirmou ao Prefeito Vinicius Claussen e ao Vice-prefeito Dr. Ari Boulanger o início de importantes obras. Entre elas, a limpeza dos rios Paquequer e Príncipe, a reconstrução do posto de saúde da Granja Florestal, a retomada das obras de contenção e drenagem no Salaco-Granja Florestal, a duplicação da Ponte do Imbuí e, em junho, o início do recapeamento da RJ-130, estrada que liga Teresópolis a Nova Friburgo. 

“Hoje é um dia de gratidão porque conseguimos avançar em programas fundamentais para que situações como a da tragédia não se repitam. Hoje lançamos o Programa Limpa Rio para desassorear nossos rios e evitar que aconteçam novas inundações, para que as pessoas além de suas vidas, não percam suas casas e pertences”, pontuou o Governador em Exercício, Cláudio Castro. 

Os anúncios foram feitos em encontro com representantes de associações de moradores das áreas atingidas e síndicos do conjunto habitacional Parque Ermitage, na Granja Florestal. De lá, autoridades estaduais e municipais seguiram até trecho da Rua Mário Barreto, onde está em andamento obra de muro de contenção, e também visitaram o terreno do PSF do bairro, onde têm início as obras de contenção de encosta.

“Esse não é um ato político, é uma agenda de trabalho e de solidariedade. Ainda temos um passivo patrimonial muito grande no que tange à demolição de casas e duplicação de pontes. Percorremos várias obras que vão iniciar agora na proteção de encostas. E hoje temos mais um compromisso, o da construção de um posto de saúde na Granja Florestal”, comemorou o Prefeito Vinicius Claussen.

Demolição e limpeza de rios

No bairro da Posse, ato simbólico em um prédio de 3 andares marcou o início da demolição dos imóveis interditados desde a tragédia de 2011. Na oportunidade, o Governador em Exercício Cláudio Castro, o Prefeito Vinicius Claussen, o Deputado Federal Luiz Antonio Corrêa, as líderes comunitárias Ruth Ferreira (Parque do Imbuí) e Neia Silva (Caleme) e a representante do Movimento Popular das Vítimas das Chuvas de Janeiro de 2011, Luciana Ramos Mattos Rodrigues, deram uma marretada para oficializar a demolição.

Na antiga fábrica Sudamtex, na Várzea, foi lançada a retomada do Programa Limpa Rio em Teresópolis, para a limpeza dos rios Paquequer e Príncipe. “Só no Rio Paquequer serão 4 quilômetros feitos com toda a agilidade e durante o ano inteiro, para que vidas sejam preservadas”, anunciou Thiago Pampolha, secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade. 

Fotos: Bruno Nepomuceno