Governador Cláudio Castro confirma ao Prefeito Vinicius Claussen início de obras em Teresópolis

Governador Cláudio Castro confirma ao Prefeito Vinicius Claussen início de obras em Teresópolis
Compartilhar:

Despachando de seu Gabinete Itinerante em Teresópolis nesta segunda-feira, 11/01, quando se completam 10 anos da tragédia das chuvas na Região Serrana, o Governador em Exercício Cláudio Castro confirmou ao Prefeito Vinicius Claussen e ao Vice-prefeito Dr. Ari Boulanger o início de importantes obras. Entre elas, a limpeza dos rios Paquequer e Príncipe, a reconstrução do posto de saúde da Granja Florestal, a retomada das obras de contenção e drenagem no Salaco-Granja Florestal, a duplicação da Ponte do Imbuí e, em junho, o início do recapeamento da RJ-130, estrada que liga Teresópolis a Nova Friburgo. 

“Hoje é um dia de gratidão porque conseguimos avançar em programas fundamentais para que situações como a da tragédia não se repitam. Hoje lançamos o Programa Limpa Rio para desassorear nossos rios e evitar que aconteçam novas inundações, para que as pessoas além de suas vidas, não percam suas casas e pertences”, pontuou o Governador em Exercício, Cláudio Castro. 

Os anúncios foram feitos em encontro com representantes de associações de moradores das áreas atingidas e síndicos do conjunto habitacional Parque Ermitage, na Granja Florestal. De lá, autoridades estaduais e municipais seguiram até trecho da Rua Mário Barreto, onde está em andamento obra de muro de contenção, e também visitaram o terreno do PSF do bairro, onde têm início as obras de contenção de encosta.

“Esse não é um ato político, é uma agenda de trabalho e de solidariedade. Ainda temos um passivo patrimonial muito grande no que tange à demolição de casas e duplicação de pontes. Percorremos várias obras que vão iniciar agora na proteção de encostas. E hoje temos mais um compromisso, o da construção de um posto de saúde na Granja Florestal”, comemorou o Prefeito Vinicius Claussen.

Demolição e limpeza de rios

No bairro da Posse, ato simbólico em um prédio de 3 andares marcou o início da demolição dos imóveis interditados desde a tragédia de 2011. Na oportunidade, o Governador em Exercício Cláudio Castro, o Prefeito Vinicius Claussen, o Deputado Federal Luiz Antonio Corrêa, as líderes comunitárias Ruth Ferreira (Parque do Imbuí) e Neia Silva (Caleme) e a representante do Movimento Popular das Vítimas das Chuvas de Janeiro de 2011, Luciana Ramos Mattos Rodrigues, deram uma marretada para oficializar a demolição.

Na antiga fábrica Sudamtex, na Várzea, foi lançada a retomada do Programa Limpa Rio em Teresópolis, para a limpeza dos rios Paquequer e Príncipe. “Só no Rio Paquequer serão 4 quilômetros feitos com toda a agilidade e durante o ano inteiro, para que vidas sejam preservadas”, anunciou Thiago Pampolha, secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade. 

Fotos: Bruno Nepomuceno