GESTÃO VINICIUS CLAUSSEN COMPLETA 100 DIAS

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Balanço de realizações no período mostra mais de 60 entregas à população

Recursos para a UPA, reformas de escolas, recuperação da  Mirante da Colina, novas câmeras de vigilância, início do processo para licitar a concessão do transporte público, melhorias na infraestrutura urbana e ações administrativas que modernizaram a prefeitura são algumas das conquistas da gestão Vinicius Claussen, iniciada em 4 de julho e que completou 100 dias no último dia 11 de outubro.

Documento divulgado no site da prefeitura (teresopolis.rj.gov.br) mostra as principais realizações do período e traz uma lista com o que está planejado para os próximos 100 dias. Nele, estão ações como a programação de final de ano (“Teresópolis, Terra de Luz”), a inauguração da Escola do Servidor Público, o início do processo para a licitação da Concessão do Serviço de Água e Esgoto, a reabertura do Horto Municipal, a implantação do Centro de Comando e Operações e a recomposição da iluminação pública do município.

De acordo com o secretário de Governo, Henrique Carregal, o importante nesses 100 dias foi a entrega dos membros da equipe de gestão. “A motivação para alcançar metas e superar obstáculos foi total. Não tivemos medo de encarar desafios e realizar mudanças nesse grande desafio que é construir uma cidade mais justa e desenvolvida”, disse.

Para o prefeito Vinicius Claussen, esses foram dias de muito trabalho e aprendizado. “100 dias é a soma de 1% ao dia. São 100% de aprendizado, de muito diálogo, de entender a necessidade das pessoas, de tomar decisões difíceis, de pensar o município quanto à modernização e mostrar o que já estamos fazendo para tirar Teresópolis dessa crise financeira, desse estágio de baixa autoestima. Foram dias de muito trabalho, de muito aprendizado, mas também foram dias de fazer o que é certo. Nós fizemos questão de realizar tudo dentro dos princípios da administração pública. Só fizemos o que é legal, de forma impessoal, com publicidade das ações, levando em conta a questão da eficiência, da economicidade, da moralidade. E, através das nossas ações e gestos, as pessoas estão conhecendo a nossa gestão, a nossa intenção. Porque mais importante que falarmos é as pessoas perceberem o que está sendo realizado. E eu tenho certeza que a gente vai vencer as dificuldades porque o time todo está trabalhando muito,” explicou.

Veja abaixo algumas conquistas alcançadas nesses 100 dias.

Melhorias na UPA

Nesses 100 dias, profissionais da UPA realizaram cerca de 30 mil atendimentos e a prefeitura recompôs o quadro de médicos para garantir tratamento continuado a pacientes internados por mais de 48 horas e para agilizar a alta nos casos de doenças de baixa complexidade.

O tempo de espera também diminuiu. Com o aumento de profissionais no acolhimento, triagem e orientação de quem chega à UPA, o tempo médio de espera por atendimento caiu de 2h30min para 40 min.

Depois de três anos, graças ao empenho da atual gestão, o Governo do Estado retomou, em outubro, os repasses regulares de recursos para a UPA. São R$ 400 mil por mês para manutenção e compra de remédios.

Aumento do número de pessoas atendidas em programas de saúde

A prefeitura reorganizou o atendimento em unidades de saúde tanto na área urbana quanto na zona rural. Quase a metade da rede de 12 postos sofreu algum tipo de intervenção. Foram contratados cinco médicos, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e dois auxiliares de serviços gerais para que os postos voltassem a atender.

Esta reorganização permitiu que as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) estivessem disponíveis para mais pessoas. A cobertura do PSF em Teresópolis já atinge mais de 65 mil pessoas, a maior em 16 anos.

Licitação do Transporte Público

A prefeitura iniciou o processo da nova contratação de concessão do Transporte Público Municipal, uma demanda de 30 anos.  O objetivo é modernizar o serviço, trazendo mais qualidade e eficiência. O novo sistema prevê ônibus e pontos mais modernos e acessíveis, além de terminais de integração e da implantação do bilhete único.

Mais Facilidade para Abertura de Empresas

A Prefeitura de Teresópolis trouxe a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) para a cidade e atendeu uma demanda solicitada há mais de 10 anos. A nova delegacia da JUCERJA já está funcionando na sede da prefeitura e vai ajudar a fomentar negócios na cidade. Junto com a JUCERJA, veio também a RedeSIM, para agilizar a abertura de empresas em Teresópolis. A Rede reúne a própria Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura em um único lugar. Quando tudo estiver completamente integrado, permitirá que sejam emitidas também licenças online da Vigilânia Sanitária, Corpo de Bombeiros e Meio Ambiente. Isso garante o Alvará liberado em até 24 horas na maioria dos casos.

Mais Transparência

O acompanhamento, por parte da população, sobre o uso dos recursos públicos ficou mais fácil através do Portal da Transparência. E graças às informações publicadas, Teresópolis já é um dos 15 municípios fluminenses com a avaliação mais alta no Indicador de Transparência e Acesso à Informação (iTAI) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).  As ações da Administração: receitas e despesas, licitações, compras, relações com as esferas estadual e federal, tudo está à disposição no Portal da Prefeitura.

Escolas Reformadas

Nesses 100 dias, a Prefeitura de Teresópolis concluiu a reforma parcial da Escola Municipal Professora Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso. Foram realizadas melhorias no telhado e no muro de contenção A Escola Municipal José Alves, em Santa Rosa, também recebeu obras: destaque para o muro de contenção.

Também foi iniciada a reforma da Escola Ginda Bloch, projetada por Oscar Niemeyer e tombada em 2013 por meio de decreto municipal. O telhado e as redes elétrica e hidráulica estão sendo reparados e um muro de contenção vai ser construído. As obras vão melhorar a escola, sem descaracterizar a estrutura do prédio. A prefeitura também revitalizou as áreas externas de 29 escolas.

Aumento de Famílias Atendidas em Programas Sociais

A Prefeitura de Teresópolis intensificou a busca por famílias com direito à inserção no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).  777 novas famílias entraram para o CadÚnico e conquistaram direitos da assistência social, como, por exemplo, receber Bolsa Família, pagar menos na conta de luz, receber a carteira do idoso, ter acesso ao Minha Casa Minha Vida e até fazer o Enem e concursos públicos sem pagamento de taxas. O CadÚnico também recadastrou 761 famílias.

Capacitação de Mulheres Artesãs

A Prefeitura de Teresópolis revitalizou a Feira Espaço Mulher que reúne 28 artesãs todas as sextas e sábados na Praça Baltazar da Silveira (matriz de Santa Teresa), na Várzea.  A feira, um espaço de valorização da autonomia feminina, foi reorganizada, uma nova comissão gestora escolhida e as mulheres agora estão recebendo capacitação do Sebrae para melhorar a produção, atendimento e vendas. A prefeitura garante a participação delas em feiras e eventos nacionais.

Aumento da Participação Popular

Nesses 100 dias, a Gestão em Teresópolis também investiu na valorização da participação do cidadão na discussão das políticas públicas. Os conselhos orientam a construção de políticas públicas e aumentam o controle da sociedade civil sobre as ações do Executivo.

Revitalização de Pontos Turísticos

Nesses 100 dias, a população de Teresópolis recebeu de volta um dos seus mais importantes pontos turísticos: o Mirante da Colina. O espaço de 85 mil metros quadrados está sendo revitalizado e usado para a realização de passeios e eventos. O Mirante ganhou também uma rampa para decolagens de parapente. Moradores e turistas voltaram a ocupar o Mirante da Colina que não recebia cuidados tão especiais há pelo menos 20 anos.

Outro local recuperado para o Turismo foi a Cascata dos Amores. Com a ajuda dos moradores, a prefeitura limpou e reformou o ponto turístico que já voltou a ser utilizado. O lugar não recebia cuidados há mais de cinco anos.

Teresópolis – Terra De Luz

Sem nenhum centavo de dinheiro público, a Prefeitura apresentou à cidade o projeto de iluminação de Teresópolis para o Natal 2018: “Teresópolis – Terra de Luz”.

A cidade será decorada e iluminada e uma Agenda Cultural para as festas de final de ano. As principais vias e praças da cidade serão iluminadas. Ao todo serão 180 mil lâmpadas, exatamente uma para cada habitante do município. E uma grande agenda cultural será realizada.

Mais Câmeras de Segurança

Em parceria com a Polícia Militar, o Teresópolis Convention & Visitors Bureau e o trade turístico, a Prefeitura realizou o 1º Fórum de Segurança Pública e Turismo do município. O evento teve cerca de 200 participantes.  

No Fórum, a PM anunciou a colocação de 10 novas câmeras de vigilância de alta tecnologia para aumentar o monitoramento da cidade.

Reorganização do Setor Cultural

Nesses 100 dias, Teresópolis promoveu o resgate dos agentes culturais do município. Em mais de dez reuniões que envolveram cerca de 300 pessoas, entre artistas, artesãos, produtores, empreendedores, a Prefeitura rearticulou um segmento que há mais de três anos não via ações do poder público em prol da cultura.

Mais Esporte, Mais Saúde

Teresópolis aumentou de 1.600 para 3.500, o número de pessoas que praticam esportes em atividades desenvolvidas pela Prefeitura.  O número de modalidades oferecidas à população, a partir de cinco anos de idade até idosos, dobrou de 16 para 32.

Conservação de Estradas no Interior

A Prefeitura de Teresópolis recebeu quatro máquinas da Emater-Rio para a conservação das vias rurais do município. As máquinas: um trator agrícola, uma motoniveladora, um caminhão basculante e uma retroescavadeira estão melhorando a infraestrutura no interior de Teresópolis. A Prefeitura fez roçada, limpeza, compactação de entulho e colocação de asfalto nas Estradas de Sebastiana, Venda Nova ao Vale Alpino e de Água Quente a Motas. O trabalho que consumiu mais de 200 toneladas de asfalto, melhora o tráfego de moradores, auxiliando assim o escoamento dos produtos agrícolas.

Criação da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal

O Legislativo aprovou, a pedido do Executivo, a criação da coordenadoria para elaborar e executar políticas públicas voltadas para o cuidado dos animais e à prevenção de maus tratos e problemas para a saúde pública.

Iluminação de Pontos de Ônibus e Faixas de Pedestres

A prefeitura de Teresópolis realizou melhorias e iluminou pontos de ônibus e faixas de pedestre nas vias centrais da cidade. Dos 70 pontos, na área Central da Cidade, 35 já foram recuperados.

Defesa Civil

A retomada dos Núcleos de Defesa Civil pela Prefeitura de Teresópolis em 23 comunidades, com melhoria na infraestrutura, no monitoramento e reforço nos treinamentos dos voluntários ajuda a enfrentar o período de chuvas fortes durante o verão e traz mais tranquilidade aos moradores.

Melhoria na Infraestrutura do Município

Nesses 100 dias de governo, a Prefeitura de Teresópolis se dedicou à recuperação da infraestrutura urbana. As principais vias de entrada da cidade foram limpas e voltaram a ficar iluminadas, com a troca de lâmpadas. Galerias pluviais foram recuperadas. Um exemplo é a da Rua José Joaquim de Araújo Regadas, acesso à Beneficência Portuguesa. Operações Tapa Buraco foram realizadas em diversas ruas, como a Tietê, no Bairro de Fátima. As praças da cidade também mereceram atenção especial. A prefeitura realiza serviços de capina e de limpeza de bueiros todos os dias.

Limpeza do Rio Paquequer

O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) realiza o desassoreamento de cerca de cinco quilômetros do Rio Paquequer, dentro do Programa Limpa Rio,  a pedido da Prefeitura de Teresópolis. A iniciativa acontece no período de estiagem, para evitar o transbordamento na época das chuvas.

Melhorias Tecnológicas

Sem custos para os cofres públicos, a Prefeitura implantou uma série de melhorias na área da tecnologia para tornar mais ágil e transparente a prestação de serviços. Novos aplicativos  ajudam e aproximam o cidadão e a nova gestão. O e-Ouve. permite solicitar serviços, fazer críticas e denúncias. Através dele, o cidadão pode enviar fotos, documentos e acompanhar o atendimento, através de um protocolo. O Moovit, aplicativo de mobilidade urbana, permite ao passageiro saber exatamente o tempo de espera nos pontos e o tempo de viagem. Transmissões de pregões  ao vivo garantem transparência nas licitações e a melhoria do parque de internet da Administração agilizam o trabalho de servidores e o atendimento à população.