Gestão Municipal cria Programa Estratégico de Testagem

Serão adquiridos até 50 mil testes rápidos

Junto com o plano de retomada responsável e gradual das atividades econômicas, a Gestão Municipal criou o Programa Estratégico de Testagem (PET), que tem o objetivo de identificar o percentual de teresopolitanos contaminados e com anticorpos para o vírus da COVID-19. O PET é composto de 3 ações independentes de caráter sanitário: autoavaliação dos setores econômicos; testagem estratégica em massa; e emissão de Certificado de Responsabilidade Sanitária COVID-19.

“O objetivo do programa é identificar o percentual de moradores contaminados e com anticorpos para o coronavírus e também identificar as pessoas assintomáticas. Com esses dados, a Secretaria de Saúde poderá avaliar a velocidade de expansão da doença ao longo do tempo e pelos bairros de Teresópolis, auxiliando no diagnóstico e tratamento precoce”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen, ressaltando que desde esta segunda-feira, 8, o aplicativo Minha Saúde já registrou o preenchimento de mais de 700 autoavaliações.

A Prefeitura publicou nesta segunda, 8, no Diário Oficial eletrônico do município que irá realizar pregão presencial do tipo menor preço por item para registro de preço para aquisição de até 50 mil testes rápidos por um período de 6 meses. O pregão acontece na próxima terça, 16, às 10h, no Teatro Municipal (2º piso da PMT).

Ações sanitárias

– Autoavaliação dos Setores Econômicos: Os empresários, comerciantes, prestadores de serviço, bem como seus colaboradores e empregados deverão realizar a autoavaliação via aplicativo Minha Saúde (https://www.appminhasaude.com.br/).

– Testagem Estratégica em Massa: a Prefeitura está fazendo a licitação para aquisição de até 50 mil testes e será realizada a testagem dos profissionais de saúde, da área de segurança pública, das pessoas identificadas pelo aplicativo Minha Saúde, e em casos avaliados pela Secretaria Municipal de Saúde.

– Emissão de Certificado de Responsabilidade Sanitária COVID-19 para as empresas, comércios, prestadores de serviço que realizaram a testagem de todos os empregados, colaboradores, sócios e empresários.