Gambá resgatado no centro da cidade é levado para o parque municipal Montanhas de Teresópolis

Um gambá adulto foi resgatado nesta quarta-feira, 27, no centro da cidade, por equipe da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em ação conjunta com equipe do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. O animal foi levado para avaliação da veterinária do parque para ser solto na área de conservação ambiental.

“Recebemos pedido de ajuda de uma veterinária, que relatou que um comerciário havia comunicado a presença constante do animal em um trecho da Avenida Delfim Moreira, na Várzea. Ela solicitou nosso auxílio e acionamos equipe do parque municipal para o resgate”, relatou o coordenador COPBEA Jackson Muci.

Animal da fauna nativa silvestre protegido pela Lei Federal de Crimes Ambientais, 9.605/1998, o gambá facilmente se adapta à área urbana devido à oferta de abrigo e de alimentos.

“Quem localizar um gambá ou qualquer outro animal silvestre nos quintais de suas casas ou em áreas urbanas não deve espantar ou tentar capturar. Basta nos acionar, que providenciaremos o resgate e transporte para uma área segura”, orienta Jackson Muci.

Contato com a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal pode ser feito de segunda a sexta, de 13h às 17h, pelo telefone 2742-7763 ou pelo e-mail copbea@teresopolis.rj.gov.br.

Foto: Divulgação