“Galeria Soarte Artista Sami Mattar” é inaugurada na Prefeitura

Compartilhar:

A arte na Casa do Povo

“Galeria Soarte Artista Sami Mattar” é inaugurada na Prefeitura 

Uma exposição coletiva inaugurou, na última sexta-feira, 15, a “Galeria Soarte Artista Sami Mattar”, no hall e no segundo piso da Prefeitura. “Estamos criando a galeria no espaço onde já houve uma, desativada em outra administração. O nome é uma homenagem a um amigo e um dos grandes artistas da cidade e do país, fundador da Sociedade dos Artistas de Teresópolis, Soarte”, explicou, emocionado, o Secretário de Cultura do município, Márcio de Paula, que também é artista plástico.

A exposição que inaugura a galeria terá obras de vários pintores da cidade, ligados à Soarte, que faz 33 anos. Autoridades do Executivo e do Legislativo municipais compareceram ao evento.

A cidade de Sami Mattar

Artista por mais de 60 anos, Sami Mattar nasceu em Mejdlaia, no Líbano, em 1930. Chegou ao Brasil com a família em 1936 e, em 1947, morando no Rio de Janeiro, trabalhou como pintor de paredes e lavador de carros, apesar de já ser artista plástico, por conta da oposição dos pais a essa atividade.

Autodidata, realizou sua primeira mostra individual em 1954, na Galeria Minarte, em Belo Horizonte (MG). Também desenhista, programador visual e publicitário, atuou como colaborador das revistas Tico-Tico e O Malho, além de produzir capas para a Veja (1972), Manchete e Shell em Revista (1980), entre outras. Radicado em Teresópolis, onde viveu por cerca de 40 anos, até morrer, aqui realizou três exposições individuais e participou de uma coletiva.

Estiveram também presentes à exposição Sílvia Borges Mattar, e seu filho, Darik. “Ficamos honrados e emocionados com essa homenagem a ele. Sami gostava tanto da cidade que, mesmo quando nos mudamos daqui por alguns anos, sempre disse que iria voltar. E o fez, pois sabia do carinho de todos os artistas e do povo por ele”, revelou Silvia, em seu breve discurso durante a inauguração. A galeria fica aberta à visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Texto: Sec Cultura
Fotos: Jorge Maravilha