Você está visualizando atualmente Gabinete de crise estabelece novas medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus em Teresópolis

Decreto Municipal regulamentando as determinações será publicado nesta terça-feira (2)

Será publicado nesta terça-feira (2), em Diário Oficial um Decreto Municipal regulamentando novas medidas restritivas contra o avanço do contágio da Covid-19 em Teresópolis. O conjunto de medidas foi definido pelo Gabinete de Crise, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, que esteve reunido ao longo desta segunda-feira (1). No documento, as novas determinações, que estarão vigentes até 21 de março, são:

* Proibição do consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, passível de apreensão das bebidas e multa sanitária.
* Os estabelecimentos comerciais devem encerrar a recepção de novos clientes às 22h e encerrar as atividades ao público às 23h (incluindo delivery, drive thru e take away).
* Após as 23h será permitido o funcionamento exclusivamente dos seguintes serviços essenciais: serviços de saúde, serviços veterinários, farmácias, postos de gasolina (sem conveniência) e serviços de concessionárias públicas.
* Os estabelecimentos educacionais públicos e privados de todos os níveis de ensino devem permanecer na modalidade de ensino remoto até dia 21 de março.
* Fica estabelecido o horário de funcionamento do comércio de rua das 10h às 19h, visando distribuir o fluxo de passageiros no transporte público.
* As atividades religiosas devem obedecer o limite de 50% de ocupação do local de reunião.
* Proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos clubes. Também proíbe-se o banho de sol e de piscina. Estão liberadas apenas as práticas esportivas para alunos matriculados, acompanhados por um professor.
* Cirurgias eletivas serão reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Como em todo o país, o momento é sério e requer mais rigor para impedir um colapso do sistema de saúde. As medidas que estamos determinando visam reduzir a pressão sobre a Saúde em Teresópolis, bastante sobrecarregada. Por isso, peço à população que colabore aderindo a todas as medidas determinadas para que não seja preciso endurecer ainda mais as medidas como muitos municípios vêm fazendo. Não queremos chegar a medidas extremas e para isso toda Teresópolis precisa estar unida num mesmo propósito. Convoco a todos a fazer um pacto por Teresópolis, um esforço temporário visando salvar vidas e empregos. Juntos, venceremos o coronavírus”, afirma o Prefeito Vinicius Claussen.