Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do RJ se reúne

Compartilhar:

Em pauta, criação das secretarias autônomas, Fundo Nacional de Cultura,  acompanhamento das comissões regionais, Comissão Temática de Financiamento e a de Patrimônio

O Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro foi reinstalado em maio de 2017 para dinamizar e cumprir as diretrizes previstas no Sistema Estadual de Cultura. O presidente do Fórum, Marcelo Bravo, de Barra Mansa, convocou a todos os dirigentes municipais de Cultura do estado fluminense para participarem da Reunião de Diretores do Fórum nessa segunda-feira, 30 de outubro, das 15h às 17h, na Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (A. A. F. B. B.), situada na Alameda Santa Alice, 310 – Vila Santa Alice – Xerém, Duque de Caxias/RJ.

A primeira reunião aconteceu em junho, na Casa de Cultura em Resende – RJ, onde foi elaborada a minuta do Regimento Interno do Fórum. Logo após, em 24 de agosto de 2017, foi realizada a primeira assembleia do Fórum na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro. Em pauta estiveram a aprovação do Regimento Interno do Fórum, a eleição do segundo secretário, a elaboração de uma carta aberta ao Ministério da Cultura solicitando a regulamentação do Fundo Nacional de Cultura, uma moção de apoio à criação de secretarias municipais de cultura, entre outros informes e assuntos gerais.

Para esta segunda reunião estarão em pauta a campanha de incentivo aos municípios para a criação das secretarias autônomas, revisão da carta sobre o Fundo Nacional de Cultura ao Ministro da Cultura, o acompanhamento das comissões regionais, Comissão Temática de Financiamento e Comissão Temática de Patrimônio, além da convocação para a próxima assembleia geral do Fórum, prevista para o dia 24 de maio de 2018, em Petrópolis.

O Fórum tem como objetivo dinamizar o Sistema Estadual de Cultura. Previsto pelo Sistema Estadual de Cultura, regulamentado na Lei n° 7.035/2015, o Fórum possibilitará a participação e atuação dos Gestores Municipais, em especial os dirigentes de Cultura, na formulação de diretrizes de uma política cultural comum, respeitando as características e a diversidade cultural de cada região fluminense.

 Diretoria do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do RJ

  • Presidente: Marcelo Bravo (Barra Mansa)
  • Vice-Presidente: Daniele Marques Correa Reis (Duque de Caxias)
  • Primeiro Vice-Presidente: Marcos Marins (Nova Friburgo)
  • Integração: Leonardo Randolfo (Petrópolis)
  • Primeiro Secretário: Celso Jacob Filho (Três Rios)
  • Segundo Secretário: Luís Cláudio Oliveira (Guapimirim)
  • Diretor de Articulação Política: Márcio de Paula (Teresópolis)
  • Diretora de Comunicação: Denise Assis (Resende)

Texto: Ney Reis / Sec. Cultura