Fora da escola não pode’: Programa Busca Ativa Escolar será lançado segunda em Teresópolis

Teresópolis recebe consultoria direta do Unicef para gerir o programa

Com o slogan ‘Fora da Escola não pode – cada criança e adolescente tem o direito de aprender’, acontece nesta segunda-feira (25), às 10h, no Teatro Municipal, o lançamento oficial em Teresópolis do Programa Busca Ativa Escolar.

Iniciativa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o programa tem como objetivo identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e criar as condições para que elas voltem aos bancos escolares.

Teresópolis é um dos 27 municípios no Estado do Rio de Janeiro a receber consultoria direta do Unicef para a gestão do Busca Ativa.

A gestora do programa Busca Ativa Escolar em Teresópolis é a Secretária de Educação, Rosana Mendes. Segundo ela, a ação atende as metas 1 e 2 do Plano Municipal de Educação. Previsto pela Lei 13.055/2014, o documento define estratégias e objetivos a serem seguidos e alcançadas em dez anos. “O que queremos, de fato, é resgatar o aluno que abandonou a vida escolar. E esta é uma ação de todos nós: a sociedade tem que se envolver e contribuir para esse resgate”, explica.

Também são parceiros do programa, junto com a Educação, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, de Segurança Pública e de Saúde, o Conselho Tutelar, a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, entre outras instituições.

Criado pelo UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, o programa faz parte da iniciativa global ‘Fora da Escola Não Pode!’, do Unicef. Tem como objetivo apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora de sala de aula ou em risco de evasão.

Lançamento do Programa Busca Ativa Escolar
Dia: Segunda-feira 25 de fevereiro
Local: Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura
(Av. Feliciano Sodré, 675, na Várzea)